VIAGEM A USHUAIA

PELOTAS - USHUAIA
15/01/09 A 06/02/09


Oito meses de planejamento. Desde que voltamos de Belo Horizonte Eu a Glades o João e a Manja começamos a planejar a nossa viagem a Ushuaia. A ideia surgiu durante um jantar em Belo Horizonte. Desde este dia, foram muitos almoços e jantares planejando o roteiro.Seriam quase 30 dias de viagem e queriamos aproveitar o maximo dos 11.000 Kms rodados, fazendo o roteiro de tal forma que não percorresemos o mesmo caminho na volta. Uma semana antes da saida o João nos convidou para jantar para combinarmos os ultimos detalhes:Carta verde, documentação, seguro saude, hora de saida, etc..., e tivemos a surpresa de saber que o Felipe e a Rosane tambem iriam. Os ultimos dias foram de muita ansiedade para todos. Todos os dias conversavamos com o João e a Manja para vermos se não tinhamos esquecido de nada.Chegada a hora.Nos encontramos as 6:00 horas no Posto Fortaleza, onde estavam tambem o Miro e a Ieda para se despedirem.

Dia 15/01- Saimos de Pelotas passando por Dom Pedrito e Livramento onde fizemos o Cambio de pesos Uruguaios e pesos Argentinos. Passamos a divisa do Uruguai e fomos em direção a Taguarembo onde iriamos almoçar. Depois do almoço partimos em direção a Paysandu na divisa com a Argentina.Na aduana Argentina perdemos muito tempo para dar saida do Uruguai e entrada na Argentina debaixo de um forte calor. Tramites feitos entramos na Argentina. Poucos Kms depois, pegamos uma forte chuva.Como ja era quase 18:00 horas resolvemos pernoitar em Gualeguaychu. Aviamos rodado 750 Kms.



Dia 16/01- Após tomarmos o desayuno,saimos em direção a Lujam onde almoçamos e logo após entramos na Ruta 5 com retas interminaveis e um calor escaldante. Fomos até Pelegrine onde ficamos num hotel na beira da Ruta. Jantamos em um restaurante ao lado do Hotel. Otima comida.

Dia 17/01- Saimos cedo em direção a Neuquen, onde queriamos pernoitar, mas antes teriamos que enfrentar a Ruta 20 que são mais de 300 Kms de reta e deserto sem uma viva alma. Chegamos em Neuquen as 18:00 horas cansados pelo forte calor. Encostamos as motos em frente a uma praça, onde pedimos informações para policiais sobre hoteis.Percorremos todos os hoteis e estavam todos lotados, ai nos informaram que tinha uma cidadezinha proxima e que lá poderiamos encontrar hotel. A cidade tinha 4 hoteis e tambem estavam lotados. Já eram quase 22:00 horas, estavamos exaustos, quase 4 horas procurando hotel. Conversamos e resolvemos sequir adiante,em direção a Bariloche para vermos se consequiamos alguma coisa. Na saida da cidadezinha, num semafaro encostou um argentino de carro ao nosso lado e nos perguntou se estavamos indo para um moto encontro. Dissemos que estavamos procurando hotel e estavamos com dificuldade de encontrar porque estavam todos lotados, ai ele pediu para encostarmos para conversar, foi quando ele disse que morava em uma cidade a 15 Kms de Neuquem, em Cipolletti e que lá talvez consequisemos hotel. Ele ligou para a esposa e pediu para ela ver se conseguia hotel, que deu certo. Ele se ofereceu para nos acompanhar até o hotel. Instalados no hotel, banho tomado, saimos para jantar, já era quase meia noite. Qual nossa surpresa que quando estavamos saindo para jantar, chegou ao hotel o argentino para ver se estava tudo bem, onde descobrimos que ele tambem era motocicista e possui uma BMW GS 800. Agradecimentos feitos nos despedimos e saimos para comer.





Dia 18/01- Recuperados do cansado do dia do dia anterior, saimos em direção a Bariloche, mas antes passamos por El Chocon, conhecido como a terra dos dinossauros, prosseguimos por belas estradas com lindas paisagens e grandes lagos com aguas cristalinas. Chegamos em Bariloche no fim da tarde onde consequimos hotel facilmente.Instalados no hotel saimos para jantar. Uma otima janta com um bom vinho.


Dia 19/01- O João e o Felipe sairam cedo atraz de um mecanico para trocar um rolamento da roda dianteira da moto do Felipe.Como a moto do Felipe ia passar o dia na oficina, Eu a Glades o João e a Manja saimos para conhecer os arredores de Bariloche. Otimo passeio, paisagens lindas.

Dia 20/01- Na saida de Bariloche fomos conhecer Cerro Catedral, uma estação de esqui. Depois saimos em direção a El Bolson onde almoçamos.Nosso ultimo almoço juntos. Enquanto estavamos abastecendo o João e o Felipe sairam na frente e infelizmente pegaram a estrada errada. Depois do abastecimento rumamos para Esquel, esperando encontrar os companheiros, pois não sabiamos que eles tinham pego a estrada errada. Esperamos em Esquel, 1:30 minutos por eles. Não sabendo o que tinha acontecido, sequimos em frente. Pernoitamos em Sarmiento, com a esperança de que eles chegassem, mas não chegaram.


Dia 21/01 - Saimos de Sarmiento e continuamos nossa viagem preocupados com os companheiros. Em San Julian ligamos para a filha do João e soubemos que alem de se perderem, havia dado problema na moto do Felipe, e levaria uns tres dias para o conserto porque teriam que esperar uma peça vinda de Buenos Aires.Mais tranquilos sabendo que estavam bem sequimos viagem até Pedra buena onde pernoitamos.

Dia 22/01 - Tomamos o desayuno e rumamos em busca de mais um de nossos objetivos, Calafate, passando por Rio Gallegos e Esperanza, onde tivemos que enfrentar o famoso Vento Patagonico. Vento lateral muito forte. Velocidade maxima de 60 Km/hora, porque se andassemos mais a moto sairia de baixo.Chegamos em Calafate as 15:00 horas e nos hospedamos no hostal las carretas. Ainda deu tempo para conhecer um pouco da cidade antes da janta.

Dia 23/01 - Levantamos cedo, tomamos o desayuno e saimos em direção aos glaciais Perito Moreno. Paisagens deslumbrante e imcomparavel. Fizemos o passeio de barco para chegarmos proximo aos glaciares. Passamos o dia em Perito Moreno.Só este dia valeu a viagem. Retornamos para o hotel maravilhados com o que tinhamos visto. A noite saimos para jantar e comemos o verdadeiro assado de cordeiro patagonico regado a um bom vinho e encerramos o dia com chave de ouro. Enquanto jantavamos recebemos o telefonema do João dizendo-nos que eles nao segueriam viagem e estavam voltando para o Brasil e desejaram-nos boa sorte.Ficamos muito triste porque foram 8 meses de planejamento, mas são coisas que acontecem. Com certeza ainda faremos muitas viagens juntos.



Dia 24/01 - Despedimo-nos de Calafate e fomos atraz de outro objetivo, que era conhecer as Torres Del Paine em Puerto Natales no Chile. Voltamos a enfrentar o vento, mas nada que nos desanimasse de continuar. Fizemos os tranmites de saida da Argentina e entrada no Chile em Rio Turbio. Seguimos em direção de Puerto Natales onde chegamos as 16:00 horas. A noite saimos para jantar e comemos um delicioso salmão, sempre recado a muito vinho.

Dia 25/01 - Após o desayuno fomos em direção de Torres del Paine distante a 100 Kms de Puerto Natales. Começamos a conhecer o temivel ripio.Passamos o dia todo conhecendo o parque nacional de Torres Del Paine, lindissimo.A tardinha retornamos para o hotel em Puerto Natales.




Dia 26/01 - Saimos em direção a Punta Arenas, distante a 270 Kms. Chegamos antes do meio dia e fomos direto em busca de hotel. Instalados saimos para almoçar e logo após, saimos em busca de uma agencia de turismo para conhecermos as pinguineiras. Muito lindo. Quando voltamos para o hotel encontramos 2 alemães que tambem estavam viajando de moto pela America do Sul e tambem estavam indo para Ushuaia. Viajavam em 2 Bmw.



Dia 27/01 - Tomamos o desayuno junto com os alemães e nos falaram que precisavam comprar pneus para as motos (falaram é o modo de dizer, porque eles não falavam uma palavra em espanhol ou portugues e nós não falavamos uma palavra em alemão, usamos a linguagem universal, a mimica). Então me ofereci para ajudar, falei com o proprietario do hotel e ele nos indicou a zona franca de Punta Arenas. Fomos para lá, nós e os alemães. Procuramos por varias lojas e não encontramos. Eles teriam que deixar para comprar em Ushuaia.Aproveitamos o resto da manhã para conhecer a zona franca e o centro de Punta Arenas, visto que a balsa para Porvenir sairia somente as 15:30 horas. Na hora marcada estavamos lá. Foram 2:30 minutos de travesia, chegando as 18:00 horas em Porvenir.Desembarcamos e saimos rapido porque tinhamos ainda que rodar 240 Kms até a cidade de Rio Grande no sul da Argentina e destes 160 Kms seria de rípio, e ainda enfrentar duas aduanas, saida do Chile e entrada novamente na Argentina. Chegamos em Rio Grande as 21:00 horas. A sorte é que quanto mais ao sul mais tarde anoitece, lá pelas 23:00 horas.




Dia 28/01 - Saimos em direção ao nosso objetivo final, Ushuaia, 212 Kms faltavam. Chegamos cedo, as 10:00 horas estavamos no hotel. Aproveitamos a tarde para trocar o oleo da moto e passear pela cidade.




Dia 29/01 - Pela manhã fomos conhecer o parque La Pataia onde se encontra a famosa placa Fim da Ruta 3. Na parte da tarde fizemos o passeio de barco com 5 horas de duração onde conhecemos a ilha dos lobos, a ilha dos passáros, a ilha dos pinguins e tambem visitamos o ultimo farol do Canal de Beagle. Voltamos para o hotel e a noite fomos jantar. Mais uma vez cordeiro patagonico com um bom vinho (não precisa nem dizer que nós gostamos muito de um bom vinho.)




Dia 30/01 - Levantamos cedo para iniciarmos o retorno, mas antes de sairmos fomos fazer umas compras: Lembranças, Gps, etc...Moto carregada e vamos embora, almoçamos em Rio Grande e fomos a San Sebastian, onde tivemos que enfrentar novamente as aduanas, saida da Argentina e entrada no Chile e prosseguimos até o estreito de Magalhães onde foram 150 Kms de ripio recem patrolados, horrivel de se andar mas consequimos manter uma media de 80 a 90 Kms/h. Atravessamos o estreito de Magalhães de balsa e seguimos em frente até chegarmos novamente nas aduanas. Saida do Chile entrada na Argentina. Feitos os Tranmites fomos embora para chegarmos em Rio Gallegos as 22:00 horas. Foram 570 Kms sendo 150 Kms de ripio e 4 aduanas, e muito vento. Logo na entrada da cidade encontramos um Apart hotel onde pernoitamos.



Dia 31/01 - Desayuno tomado, fomos abastecer a moto para seguir viagem. Quando chegamos no posto para abastecer encontramos novamente os alemãoes com mais dois amigos tambem alemães, um com uma KTM 990 e o outro com uma Ténéré das novas com motor da XT 660. O da KTM estava com problemas de bateria. Como eu tinha os cabos, fizemos uma ponte para ligar a moto, e eles foram atraz de um mecanico e nós seguimos viagem. Almoçamos em Pedra Buena e pernoitamos em Caleta Olivia.


Dia 01/02 - Saimos de Caleta Olivia e fomos direto até a Peninsula Valdez para conhecer e voltamos para pernoitar em Puerto Madry, onde encontramos novamente os quatro alemães. Eles iriam até Buenos Aires onde colocariam as motos no avião para voltarem para a Europa.Saimos para jantar onde comemos um saboroso salmão acompanhado de duas garrafas de vinho branco chardonay.


Dia 02/02 - Saimos de Puerto Madry, passamos por San Antonio Oeste e Rio Colorado, onde nos encontramos com o americano James que tambem estava voltando do Ushuaia.Conversamos e seguimos viagem juntos passando ainda em Bahia Blanca e possamos em Tres Arroyos. Jantamos no proprio hotel junto com James. Conversamos bastante visto que ele falava bem o espanhol. Nos contou que ja estava viajando a tres meses e tinha rodado 25.000 Kms. Ele iria até Buenos Aires para pegar o avião e voltar até a Florida e depois percorreria mais 5.000 Kms até em casa no Colorado. Ele estava viajando em uma BMW GS 650 adaptado com mais dois tamques de 15 litros cada, dando um total de 45 litros de gasolina.

Dia 03/02 - Saimos cedo para percorrermos os 500 Kms que nos separavam de Buenos Aires. Almoçamos em Canuelas já perto de Buenos Aires, faltava apenas 60 Kms. Aproveitamos para nos despedir de James, visto que na entrada de Buenos Aires ele iria direto para o aeroporto e nós iriamos para o centro de Buenos Aires. Chegamos as 14:30 horas e nos hospedamos no hotel Internacional na avenida paralela a 9 de julho, proximo ao obelisco. Aproveitamos o resto da tarde para conhecer um pouco de Buenos Aires.



Dia 04/02 - Resolvemos deixar a moto no hotel e andar de taxi, visto que na Argentina o taxi é barato.Saimos para conhecer a Casa Rosada, a Catedral e arredores e tambem o centro de Buenos Aires. Voltamos a tardinha para o hotel. Tomamos um banho e saimos para jantar. Comemos uma boa Parrija com um bom vinho tinto.



Dia 05/02 - Levantamos, tomamos café, após pegamos um taxi e fomos conhecer o Caminito, depois conhecemos a La Bombonera, o estadio do Boca Junior, e voltamos a pé para o hotel, conhecendo outros pontos turisticos.




Dia 06/02 - Levantamos cedo, arrumamos as coisas, carregamos a moto e saimos as 8:00 horas. Só para sair de Buenos Aires levamos 1:30 minutos pegando a estrada em direção a Zarate e depois Colon onde fizemos um lanche. Passamos pela aduana na fronteira Argentina e Uruguai entrando em paysandu e seguimos para Taguarembó e Riveira entrando no Brasil por Santana do Livramento.Eram 17:00 horas. Tomamos um café e partimos acelerando forte. Em Candiota paramos para abastecer e tomar uma agua e logo saimos em direção a Pelotas onde queriamos chegar rapidamente.Chegamos as 20:30 horas. Rodamos praticamente 1000 Kms.
Obs:Chegando ao final de nossa viagem de 10.723 Kms percorridos em varios tipos de estrada, sem contratempos de maiores preocupações, ficamos felizes e agradecemos a Deus por este objetivo sonhado e que conseguimos alcançalo. Somente lamentamos que nossos companheiros não tenham chegado ao destino planejado.

Vamos as despesas da viagem:
Kms Rodados: 10.723
Litros de Gasolina: 709
Media geral: 15,1 kms/litro
Despesa gasolina: R$ 1.330,00
Despesa hotel: R$ 2.390,00
Despesa refeições: R$ 1.870,00
Troca de Oleo moto: R$ 108,00
Despesas diversas: R$ 805,00(entrada de parques, museos, passeios de barco,travessias de balsa. ________
Despesa total viagem: R$ 6.503,00