PROJETO AVENTURA 2011

BRASIL - BOLIVIA - PERÚ - BRASIL

Novamente em busca do sonho. Roteiro praticamente pronto, para partirmos nos primeiros dias de 2011.
Pelotas, Foz do Iguaçu, Bonito em Mato Grosso, Corumba, Santa Cruz de La Sierra, salar de Yuni, La Paz(fazer a estrada da morte, tudo vai depender das condições do tempo, visto que nesta região é epoca das chuvas, e a estrada as vezes é fechada pelo perigo de desmoronamento das encostas), Nasca, Cusco, Machu Pichu, saindo pela transoceanica até Assis Brasil no Acre, Rio Branco, Porto Velho, Cuiaba (conhecendo a Chapada dos Guimarães)e Campo Grande. A partir daí falta fazer o roteiro de volta até Pelotas, para não percorrermos o mesmo caminho na volta. Serão aproximadamente 12.500 Kms(em diversos tipos de estradas incluindo asfalto, ripio, barro, etc.)que serão feitos em mais ou menos 30 dias, conhecendo o maior numero possivel de lugares e pontos turisticos. Estes 30 dias que faltam para a saida serão de ansiedade, contando os dias que faltam. Torcendo para que passem rapidamente mas ao mesmo tempo com muita coisa para fazer.

Dia 31-12 - Chegou a hora tudo pronto. Fizemos uma mudanca de roteiro. Vamos fazer a viagem no sentido inverso. Vamos primeiro direto ao Acre, Peru, Bolivia, entrando no Brasil por Corumba no Mato Grosso do Sul passando por Bonito.
Queremos sair cedo para consequirmos chegar em Foz do Iguacu.

Dia 01-01 - Queriamos sai cedo, mas visto que terminamos de arrumar tudo as 2,30 horas da madrugada terminamos saindo as 7,30 da manha. Saimos em direcao a Santa Maria onde abastecemos. Subimos a carganta do diabo em direcao a Julio de Castilhos. Um pouco antes de chegarmos na cidade a moto comecou a falhar funcionando em apenas um cilindro. Paramos em um posto na entrada da cidade. Por ser o primeiro dia do ano estava tudo fechado. Entao resolvi desmontar a moto ali mesmo para trocar as velas e ver se resolvia o problema. Como na Vstrom e facil trocar, so precissa desmontar toda a moto, so levou 2,30 horas. Tudo montado novamente, fizemos o teste, felizmente resolvido o problema. Seguimos viagem. Na chegada em Irai pegamos uma forte chuva que durou pouco. Atravessamos Santa Catarina e entramos no Parana por Barracao, indo ate Santo Antonio do Sudoeste onde Pernoitamos, e tambem conhecemos Clairton que possue uma Hornet e gosta de viajar.

Dia 02-01 - Saimos cedo em direção a Foz do Iguaçu chegando as 11:00 da manhã, indo direto ao hotel coroados uma indicação dos nossos amigos Regis e Jane tambem viajantes de moto. Após o almoço fomos visitar as Cataratas do Iguaçu onde passamos a tarde apreciando esta maravilha da natureza.

Dia 03-01 - Apos o café pegamos o onibus e atravessamos a fronteita para conhecer a cidade Del Este no Paraguai onde aproveitamos para fazer umas compras. Uma loucura, nós achamos que por ser inicio de ano não teria muito movimento, mas não tinha nem como caminhar de tanta gente. Imagina então como foi antes do natal. Resolvemos ficar lá até ao meio dia porque alem de não consequirmos caminhar, estava um calor infernal. Voltamos ao Brasil para almoçar, e a tarde fomos conhecer a Barragem de Itaupú, uma das sete maravilhas do mundo moderno. São mais de quinhentos mil visitantes por ano. No total ja visitaram Itaipu, turistas se 188 paises diferentes. A visitação durou quase tres horaS. Realmente uma coisa monumental.

Dia 04-01 - Na parte da manhã voltamos ao Paraguai para fazer uma troca de mercadoria e na parte da tarde fomos conhecer o parque das aves que fica ao lado das cataratas do Iguaçu. Um lugar muito bonito com uma natureza exuberante.

Dia 05-01 - Queriamos sair cedo em direção a Campo Grande, mas tivemos que atrazar um pouco a saida porque a loja de informatica onde havia mandado cofigurar o netbook que comprei no dia anterior iria entregar somente as 11,00 horas. Terminamos saindo perto do meio dia. Passamos por Toledo e Dourados já no Mato Grosso do Sul. O ritmo de viagem era forte já que queriamos chegar a Campo Grande antes do anoitecer e tinhamos que rodar 760 Kms. Paramos em Rio Brilhante para abastecer. Rodamos 12 Kms e a Vstrom apresentou o mesmo problema do 1 dia, funcionando só em um cilindro. Pensei em trocar as velas novamente mas perderia praticamente duas horas e já eram 18,l5 horas e estavamos na beira da rodovia. Ficaria complicado trocar ali visto que era muito grande o movimento de caminhões. Resolvemos então chamar o guincho do seguro visto que estavamos a 150 Km de Campo Grande. O guincho chegou as 21,30 horas nos deixando no hotel as 23,00 horas.

Dia 06-01 - As oito horas da manhã o guincho chegou ao hotel para levarmos a moto para a Autorizada para vermos o que está acontecendo. Aproveitando o tempo livre viemos almoçar com nossos amigos Zé e Adriana, gauchos de Bagé que estão aqui a
5 anos. Na Autorizada ficaram de me dar noticias até o fim da tarde.

Dia 07-01 - A autorizada esta esperando uma peca de Sao Paulo que chega amanha no sabado, e eles disserao que nos entregarao na segunda feira. Entao para aproveitarmos melhor o fim de semana, resolvemos alugar um carro e ir até Bonito para conhecer e voltar na segunda feira. Hoje aproveitamos para conhecer Campo Grande.

Dia 08-01 - Carro alugado, partimos em direcao a Bonito distante 300 Km de Campo Grande. Chegamos as 11:00 horas em Bonito onde nos hospedamos em uma Pousada logo na entrada da cidade.Pousada Paraiso, muito aconchegante cuidada pelos proprios proprietarios. Logo apos saimos a procura de uma agencia de turismo para podermos marcar os passeios. Em Bonito nao se conseque fazer nenhum passeio que nao seja por meio de uma agencia. Por ser alta temporada tivemos dificuldade de consequir visto ter um numero limitado para cada passeio. Mas no fim consequimos para alguns passeios. Logo apos fomos almocar na casa do Joao onde comemos uma deliciosa Traira sem espinho especialidade da casa. A tarde fomos conhecer a gruta de Sao Miquel, deslumbrante passeio. A noite saimos para jantar onde comemos o Pintado do Pantanal, sempre regados a uma cerveja bem gelada. Talvez alguns perguntem, cade o vinho? Infelizmente o Brasil e um dos grandes produtor de exelente vinho mas os restaurantes so servem vinhos Argentinos e Chilenos com precos exorbitantes. A garrafa mais barata custa R$ 50,00, e nao servem gelado. Imaginem tomar um vinho a temperatura de quase 40 graus. A cerveja tambem nao e barata custa no minimo R$ 7,50. Infelizmente o turismos no Brasil e muito caro, por este motivo o brasileiro vai fazer o turismo fora.

Dia 09-01 - Levantamos cedo e apos o cafe fomos ate o rio Sucuri para fazer o outro passeio, que e a flutuacao no rio. A agua e cristalina, durante todo o percurso de 1,5 Km voce ve o fundo do rio, os peixes nadando, as plantas aguaticas. Realmente algo inesquecivel. Logo apos fomos almocar no restauirante do proprio local, ja incluido no passeio. A tarde voltamos para Bonito.

Dia 10-01 - Levantamos e saimos em direcao a Campo Grande, chegando as 13,00 horas e fomos direto a autorizada para saber noticias da moto. Nos informaram que somente amanha a primeira hora da tarde ficara pronta, visto que a peca so chega amanha.

Dia 11-01 -Finalmente a gorda(moto) ficou pronta, as 15:00 horas nos entregaram na autorizada ai fomos ate a casa de nossos amigos Ze e Adriana nos despedir e conhecer a nova integrante da familia Antonia que nasceu dia 7-01. As 16:00 horas seguimos nossa viagem. Rodamos ate Coxim a 260 Kms de Campo Grande. Pegamos uma forte chuva, e como nao queriamos viajar a noite resolvemos pernoitar ali. Saimos para jantar num restaurante ao ladao do hotel, A casa da Peixada Tomaz, onde comemos um rodizio de peixes. Era Pintado do Pantanal grelhado e a dore, Costela de Pacu, Pirarara ao molho,(peixe da Amazonia) e ainda arroz com pequi, uma fruta tipica do cerrado.

Dia 12-01 - Saimos cedo de Coxim. Apos rodar poucos Km a chuva voltou forte e nos acompanhou ate Cuiaba. Alem do intenso movimento de caminhoes(nem a Br116 perto de Sao Paulo tem tanto movimento de caminhoes) e ainda tinha parte da estrada que estava muito esburacada(tinha buraco no acostamento esperando a vaga para entrar). Apos Cuiaba a estrada melhorou a chuva deu uma tregua e o movimento diminuiu, entao foi a hora de enrolar um pouco mais o cabo. Consequimos ainda rodar 907 Km indo pernoitar em Pontes Lacerda no Mato Grosso.

Dia 13-01 - Apos o cafe saimos em direcao a Rondonia passando por Comodoro, Vilhena, Pimenta Bueno, Ji Parana e chegamos a Ariguemes, onde pernoitamos. Rodamos 819 Km. Pretendiamos rodar mais mas o calor estava muito forte e ainda por cima a cada 10 Km tinha uma cidadezinha com muitos quebra molas. Tinha cidade que tinha mais quebra molas que habitantes. O Gps nao sabia se indicava a rota ou avisava os quebra molas. Hoje conhecemos um Sr Marco Postigo que partcipa de expedicoes 4 x 4 pela America do Sul. Ele Mora em Porto Velho, Rondonia, inclusive colocou-se a nossa disposicao caso precisassemos de alguma coisa.

Dia 14-01 -Apos o cafe pegamos a estrada. Embora nosso amigo Marco Postigo tenha insistido para chegarmos em Porto Velho nao foi possivel devido ao grande atrazo de nossa viagem. Passamos direto. 210 Km apos Porto Velho fizemos a travesia de balsa no rio Madeira, onde na espera da balsa conhecemos, Robsom, Rodrigo e Gislaine. Conversamos bastante sobre nossas viagens e o Peru, visto que Robsom e peruano, inclusive nos deu ideias para uma proxima aventura pela America. Depois da travesia sequimos ate Rio Branco no Acre, onde pernoitaremos. Rodamos hoje 730 Km. Embora seja lamentavel o nivel de desmatamento a paisagem ainda continua linda tanto na fauna como na flora. Aqui o indice de atropelamento de animais selvagens tambem e alto. Encontramos varios: capivara, tatu, tartaruga, javali, macaco,etc... Inclusive a dois dias atraz, perto da balsa, as 3:00 horas da manha um carro com 5 pessoas passou por cima de uma sucuri e o motorista perdeu o controle e colidiu de frente com um caminhao morrendo as 5 pessoas.

Dia 15-01 - Saimos de Rio Branco em direcao a Assis Brasil, fronteira Brasil e Peru. Sao 320 Km. Os tramites como sempre sao complicados, principalmente na entrada do Peru. Pedem Xerox de tudo. Chegamos as 11:50 e a aduana fechava as 12:00 horas. Consequimos fazer os papeis nossos antes de fechar, mas quando chegou a vez da moto a coisa complicou porque a moto estava no nome da Gladis e eles queriam que ela estivesse pilotando. Imaginem a Gladis pilotando uma Vstrom. Isto tudo era desculpa para pedir a famosa propina. Nos ja tivemos uma experiencia similar em 2010 tambem no Peru onde nos o Joao e a Manja tivemos que pagar para poder entrar. Depois de mais de uma hora consequimos a liberacao e sequimos em frente agora pela rodovia do Pacifico ou Transoceanica. A rodovia ja esta toda asfaltada. Seguimos ate Porto Maldonado onde tivemos que fazer a travessia do Rio Inabari numa mini balsa visto que a ponte ainda nao esta concluida. Pernoitamos em Porto Maldonado. Este trecho de 500Km ainda e um trecho com longas retas mas mesmo assim e muito perigoso porque tem muitos animais soltos na pista.

Dia 16-01 - Saimos as 7,30 horas de Porto Maldonado. Levamos mais de 30 minutos para sair de dentro da cidade porque tinha varios trechos interrompidos com muitos desvios so que sem sinalizacao. As 8:00 horas finalmente pegamos a estrada. Muito boa por sinal, asfalto novo. Ate o vilarejo de Santa Rosa a viagem e tranquila mas ai comeca a subida da Cordilheira. Sao praticamente 300 Km Subindo e descendo com muitas curvas. Estrada muito travada, e tambem tinha varios desmoronamento na pista devido as chuvas, inclusive em um lugar tivemos que esperar para desocuparem a pista, mas em compensacao o visual e magnifico bem diferente da travessia da cordilheira pelo Passo de Jama que e um deserto. Afinal nos estavamos dentro da Amazonia Peruana. Chegamos a 4725 metros altitude. Finalmemte chegamos em Cusco as 17:00. Ficamos no mesmo hotel do ano passado. Tivemos sorte que a Rocio, agente turistico que nos atendeu ano passado, estava chegando ao hotel e aproveitamos para acertar o passeio para Machu Picchu. Nestes dessesseis dias de viagem pegamos chuvas todos os dias. Teve dias que parecia um diluvio, outros eram apenas pancadas mas a chuva nos acompanhou, mas todo o esforco vale a pena porque para quem gosta do motocicismo tudo e valido.
Agradecemos a todos que estao nos acompanhando pelo Blog e os votos de boa viagem.

Dia 17-01 - Hoje pela manha aproveitamos para trocar o oleo da moto e as pastilhas do freio trazeiro. Na parte da tarde fizemos um passeio pela cidade de Cusco onde chonhecemos mais algumas igrejas das vinte e uma que tem a cidade de Cusco. A maioria foi contruida por volta do ano de 1500. Tambem ficamos sabendo que existe dois rios que foram canalizados e que passam por baixo de duas das principais avenidas da cidade. Sao os rios Watanay e Cachimayo e as avenidas levam os seus respectivos nomes. A noite fomos jantar com nossos novos amigos motociclistas do Espirito Santo, Rosemberg e Marco Aurelio que estao viajando em duas BMW. Nos conhecemos na entrada do Peru,e depois nos encontramos no hotel em Porto Maldonado, e nos cruzamos na estrada varias vezes.

Dia 18-01 - Na parte da manha saimos para darmos uma caminhada pela cidade e conhecer algo mais. Agora a tarde estamos esperando a Rocio que vem nos apanhar as 15:30 horas para irmos ate Ollantaytambo onde pegaremos o trem ate Aguas Calientes onde pernoitaremos.Chegamos em Aguas Calientes as 21:15 horas. O rapaz do hotel ja estava nos esperando na estacao e fomos direto para o hotel presidente. Fomos privilegiados com a oferta do quarto, sendo que a sacada do mesmo ficava de frente para o rio e as montanhas. Paisagem linda, quanta diferenca do ano passado que o mesmo rio trouxe tanta destruicao.

Dia 19-01 - Levantamos as 6:00 horas para tomarmos o cafe, e as 6:45 horas pegamos o onibus para subir a Machu Picchu, porque as 7:30 horas o guia estaria nos esperando na entrada do parque. O dia estava nublado com uma chuva fraca. O guia chegou no horario marcado, reuniu o pessoal e comecamos a tao esperada visita, com as devidas explicacoes de cada ponto e a historia dos Incas, povo que habitava Machu Picchu. O passeio com o guia durou ate as 11:00 horas e depois aproveitamos para darmos mais uma caminhada para tirarmos mais fotos. Neste dia caminhamos bastante, subindo e descendo as ruinas. Ficamos em Machu Picchu ate as 15:30 horas quando pegamos o onibus para retornarmos, visto que teriamos que pegar o trem as 17:00 horas. Chegamos de volta a Cusco as 21:30 horas. Mais um sonho realizado. Machu Picchu realmente e deslumbrante, e magico.

Dia 20-01 - Tomamos cafe, carregamos a moto e saimos em direcao a Nazca. Apos rodarmos 40 Km, em um pedagio a rodovia estava interditada pela policia porque esta ocorrendo o Rali da Transoceanica que partiu de Nazca e vai ate a fronteira com o Brasil. Teriamos que ficar esperando ate as 18:00 horas para a pista ser liberada. Entao resolvemos voltar mas sem antes discutir com o guarda porque eles deveriam ter trancada a pista ja na saida de Cusco e nao deixar o pessoal rodar 40 Km e fazer voltar. Tinha varios carros com criancas e nao poderiam ficar ali o dia inteiro esperando no meio do nada. No ano passado aconteceu a mesma coisa, so que foi problema da chuva que tinha levado a pista e nos tinhamos rodado 90 Km e tivemos que voltar. Mas no Peru a policia e que nem o transito, uma bagunca. Apos voltarmos a Cusco resolvemos seguir viagem pelo outro lado passando por Urcos, Sicuani, Juliaca e Puno onde resolvemos pernoitar.

Dia 21-01 - Levantamos cedo e saimos em direcao a La Paz. Resolvemos atravessar a fronteira por Copacabana mesmo tendo que atravessar a balsa que rebola mais que as mulatas no carnaval, porque esta aduana e bem mais tranquila que a de Desaquadero. Chegamos em La Paz as 15:00 horas. Nos alojamos no hotel e saimos para dar uma volta pelo centro da cidade visitando a igreja de Sao Francisco e colhendo informacoes sobre a ESTRADA DA MORTE. A noite saimos para jantar onde comemos file de lhama, regado a um bom vinho Boliviano. Estranhei que na carta de vinho so tinha Boliviano. O garcom nos informou que eles dao incentivo ao que e produzido aqui, quanta diferenca do Brasil que desfaz do nosso vinho para oferecer o estrangeiro que nao e melhor que o nosso. Amanha estaremos fazendo a ESTRADA DA MORTE, esperamos estar aqui para dar noticias, visto que esta entre as quatro mais perigosas do mundo.

Dia 22-01 - Apos o cafe saimos em direcao a Coroico. Na saida de La Paz pegamos muita cerracao que nos acompanhou por quase todo o trajeto chuvendo de vez em quando. Quando entramos na ESTRADA DA MORTE ainda tinha cerracao mas aos poucos foi abrindo, quando melhor podemos observar a beleza da paisagem e os perigos da estrada, que verao pelas fotos. Hoje ela e utilizada so para turismo onde acompanhamos varias equipes fazendo a descida de baike. Fomos ate Coroico(cidadezinha no topo do morro) para almocar, chegando as 13:00 horas. Como o tempo tinha aberto resolvemos fazer mais uma loucura. Voltar pela ESTRADA DA MORTE e nao pela nova que e asfaltada. Por isso somos os AVENTUREIROS SOLITARIOS. Meia hora depois de comecarmos a subida o tempo fechou, cerracao e chuva muito forte, tornado a estrada muito mais perigosa, porque a agua escorre levando terra deixando as pedras soltas. Realmente foi uma grande aventura mas gracas a Deus tudo correu bem. Mas mesmo com todos os perigos a aventura ou ousadia, valeu a pena. Chegamos de volta a La Paz as 17:00 horas.

Dia 23-01 - Saimos cedo de La Paz em direcao ao Salar de Yuni passando por Oruro. Ate 30 Km apos Oruro a estrada esta muito boa, tudo asfalto novo. Mas depois comeca o tormento. Sao 164 Km de ripio, areia solta e o pior de tudo, sao 164 Km de costeletas, na verdade sao costeloes. Ja se andava devagar, mas tivemos que diminuir ainda mais. Pegamos um trecho de areia muito solta. Chegamos a Yuni o fomos direto ao Hotel Luna Salada que e contruido todo em blocos de sal as 18,30 horas. Acertamos o passeio no salar para o dia sequinte.

Dia 24-01 - Pela manha saimos para o passeio pelo Salar com um carro 4x4 junto com 5 argentinos. Visitamos diversos pontos do salar, inclusive a principal ilha das 22 existentes que fica bem no meio do salar. O salar mede 12.000 Km quadrados. Sendo que os pontos mais distantes leste a oeste 160 Km e norte sul 90 Km de distancia. A espessura de sal no centro do salar mede 22 metros.E tudo tao branco que e precisso usar oculos escuros. Voltamos para o hotel as 18:00 horas.

Dia 25-01 - Durante a noite choveu bastante. As 9:00 horas saimos pela estrada que sai do hotel, que tinha uma lamina de barro (um sabao), percorridos com muita dificuldade uns 2 Km, a paisagem estava lindissima na beira do salar. Apos sequimos ate Yuni para abastecer e sequir viagem ate Sucre. Ate Sucre 70 Km de ripio com muitos desvios porque ja estao preparando a estrada para o asfalto. Chegamos as 18:30 horas, porque tinhamos que manerar na descida da cordilheira e ainda o pneu trazeiro furou. Ainda tinhamos que cuidar dos animais na estrada(cabrito, ovelha, burro,vacas,lhamas). Sucre e uma cidade bonita, e o transito ate nao parece o da Bolivia, bem mais civilizado.

Dia 26-01 - Saimos as 9:00 horas de Sucre pensando em chegar a Santa Cruz de La Sierra as 18:00 horas pois so teriamos 500 Km para percorrer embora tivessemos que descer a cordilheira. So que nao foi o que aconteceu. Apos percorrermos 20 Km de asfalto bom comecou o sofrimento. A estrada e de ripio e esta sendo preparada para o asfalto, com buracos pedras e desvios ate por dentro de rios logicamente secos por toda a estencao. Lugares piores que a estrada da morte. Tivemos que ficar parados por tres vezes em barreiras porque estavam tirando terra e pedra do morro para alargarem a estrada. So nisto perdemos 3:00 horas de espera. A estrada estava praticamente intransitavel, tanto que o pessoal nao diz quantos Km falta e sim quanto tempo leva. So que para percorrermos estes horriveis 270 Km levamos 13:00 horas chegando as 10:00 horas da noite ao asfalto. Poucos Km percorridos o asfalto tambem comecou a apresentar defeitos. Alem de ser serra acentuada, muitas vezes no meio da curva o asfalto acabava. Consequimos chegar ao hotel em Santa Cruz somente as 3:00 horas da Madrugada pois no caminho nao havia lugar para ficar. Foram apenas 18:00 horas de viagem.

Dia 27-01 - Resolvemos ficar o dia em Santa Cruz, para descansar e recuperar as forcas, pois no dia anterior chegou ao limite. Aproveitamos tambem para dar uma volta na cidade. O transito tambem e bem racional.Apesar de todos os contratempos os objetivos estao sendo realizados.
FOTOS, POR FALTA DE TEMPO SO DEPOIS DA CHEGADA.

Dia 28-01 - Saimos cedo de Santa Cruz, porque queriamos posar ja no Brasil, em Corumba. A estrada esta quase que toda asfaltada, um tapete, mas para nao perder a pratica tivemos que enfrentar 46 Km de chao, horrivel. Levamos 1:30 horas para os 46 Km. Tivemos tambem problemas com combustivel porque em Sao Jose dos Chiquitos e Robore nao havia gasolina nos postos, entao tivemos que procurar quem revendesse gasolina, com agio e claro, mas mesmo assim a gasolina e muito mais barata que no Brasil. Nos postos a gasolina custa cerca de R$ 0,94 e com agio cerca de R$ 1,50. Depois de resolvido o problema da gasolina resolvi enrolar o cabo para chegar a tempo na aduana da bolivia para dar a saida. Chegamos as 20:00 horas e ja estava fechada, passamos e fomos dormir em Corumba.

Dia 29-01 - Apos o cafe providenciamos o passeio pelo rio Paraguai e voltamos ate a aduana da Bolivia para entregar os papeis de saida. Somente as 9:00 da Bolivia e que abriu para entregar o papel da moto.Voltamos e deixamos a moto no hotel e fomos ate o porto para fazer o passeio. Saimos na chalana Perola do Pantanal. O agente de turismo Ernesto foi dando as explicacoes dos locais onde passavamos. Apos foi oferecido uma rodada de caipirinha, petiscos, caldo de piranha e tambem o almoco onde comemos file de pintado ao molho tartaro acompanhado ao som de uma boa musica ao vivo. Na volta teve ate danca no conves. Estava muito bom, recomendo (Agencia de turismo Perola do Pantanal, no porto).

Dia 30-01 - Saimos cedo de Corumba em direção a Campo Grande. Viagem tranquila. Atravessamos o Pantanal com paisagem muito bonita, onde encontramos varios animais silvestre. Chegamos as 14:00 horas e a noite fomos jantar com nossos amigos Zé e Adriana onde o gaucho de Bagé preparou um otimo churrasco.

Dia 31-01 - A partir de Campo Grande começamos nosso retorno. As ferias estavam acabando. A estrada estava com grande movimento de caminhões mas a viagem foi tranquila. Chegamos em Cascavel as 18:00 horas, onde pernoitamos.

Dia 01-02 - Saimos cedo de Cascavel para fazermos a ultima etapa da viagem. Após rodarmos uns 150 Km começou uma chuva muito forte, que as vezes nao se enxercava quase nada, tanto que tinhamos que rodar atraz de um caminhão para o sequirmos pela sinaleira. A chuva nos acompanhou ate perto de Julio de Castilho onde o tempo melhorou. Passamos por Santa Maria as 19:00 e chegamos em Pelotas as 22:00 horas. Agradecemos a Deus por termos conseguido realizar mais este sonho e tambem a todos que nos seguiram pelo Blog sempre torcendo por nós para que fizessemos uma boa viagem.Muito Obrigado. Eliseu e Gladis.

DADOS DA VIAGEM

Oficina Autorizada Suzuki: 470,00
Aluguel do carro: 390,00
Despesas Diversas: 1.893,00
(passeios turisticos, lembranças, taxi, pedagios,
balsas, etc...)
DESPESA TOTAL: 9.984,47

Se precisarem de mais informações sobre as viagens entre em contato no Email: eliseuwustrow@gmail.com

1. Parabéns pela aventura.Lembro de ti numa Suzuki GT 380,agora de Varedero vai melhor.Ariosto Macedo Pelotas

2. Só para controle a cidade de Bonito fica no Mato Grosso do Sul e não em Mato Grosso. Boa viagem e não se perde por aí!

3. belo blog, parabens pelas viagens.
    Quero um dia fazer uma viagem destas, mas primeiro quero, viajar pelo brasil...
    boas viagens.

4. Boa aventura para vocês! Sucesso e continuem aproveitando cada detalhe desta América tão latina e maravilhosa.

Forte Abraço.

Alexandre Ritter
    www.alexandreritter.blogspot.com

5. Eliseu
    Ainda hoje visitei teu blog para ver tua viagem.
    Fiquei com ciúme de não poder estar viajando junto.
    Que Deus proteja vocês nesta viagem.
    abraço
    Clairton
    Sto Antonio do Sudoeste, 01.01.2011

6. Eliseu e Gladis amigos, desejamos que sejam felizes em mais essa aventura em duas rodas.
    Vocês merecem, beijos

Ademir e Ieda

7. Quero agradecer a todos que estao acompanhando o blog. Assim que der estarei postando noticias da viagem.

Eliseu e Gladis

8. Bateu com ciuminho, só de ler que estão a caminho do infinito, valeu gente, um grande abraço e fiquem com Deus, estou louco para ler onde vcs estão, não precisa colocar foto, é só dizer aonde estão p/acompanharmos.
    Deus os proteja
    Dindo

9. Eliseu e Gladis !
    Estamos acompanhando e aguardando notícias e nos colacamos no lugar desta aventura. Vão com Deus e aproveitem bem tudo que puderem.

10. Eliseu e Gladis

Estamos acompanhando essa viagem e sempre pedindo a Deus que ilumine o caminho de voces.

Um grande abraço

Régis e Jane

11. Olá aventureiros!
    A adversidade e os incidentes de uma aventura, só vem fortalecer o companheirismo e a cumplicidade dos aventureiros.Que Deus os proteja.
    Serra, Manja e Lili

12. AI ELICEU BOA VIAGEM , VIAGEM POR MIM ESTE ANO ACHO QUE NÃO VOU VIAJAR MAIS ESTE ANO
    EDER PELOTAS

13. ELISEU e GLADIS, sei da capacidade de vcs de absorver esses probleminhas que aconteceram, fazem parte da aventura. Estamos felizes por nos proporcionarem a oportunidade de viajar de carona(virtual). Ficamos na torcida organizada(pelo número de comentários)Beijos. . .

Ademir e Ieda.

14. Srº Eliseu , Que sua viagem seja fantástica e cheia de grandes aventuras....Adorei o Blog , irei ficar acompanhando sua viagem...

Atte, Moacyr Listel - Recepção da Oficina da C$C Motos - Autorizada Suzuki- Campo Grande-MS

Toda nossa equipe mandou um abraço!

15. AÍ ELISEU/GLADIS
    JÁ VI QUE DESMONTAR MOTO, NÃO É PROBLEMA PARA VCS, JÁ PENSOU SE FOSSE EU, HAHAHA, VALEU AMIGOS, QUE BOM QUE A CADA PROBLEMA, VCS TEM O DOM DE TRANSFORMÁ-LO EM UM NOVO PASSEIO, ESPERO QUE NÃO DÊ MAIS NENHUM E QUE VCS ATINJAM SEUS OBJETIVOS.
    BATEU UM CIUMINHO, HAHAHA
    SIGAM COM DEUS, ESTAREI ACOMPANHANDO-OS

16. Olá viajantes !
    Estavamos preocupados com as chuvas por estes lados, mas confiante que não seria problemas para estes aventureiros.
    Sigam com Deus.

17. OI EMA/ELISEU
    MAS BAHHAAA, VCS RODAM 800 OU 900 KM, COMO SE FOSSE 80 OU 90, PUXA EU NÃO PODERIA ANDAR COM VC, MINHA BOLA NÃO ESTÁ TANTO ASSIM, MAS QUE BOM QUE AGORA A COISA COMEÇOU A RENDER, PENA A CHUVA, MAS JÁ VIU, NESTA ÉPÓCA, NÃO TEM SALVAÇÃO. UMA GRANDE TRAVESSIA ATÉ MACHU PICHU E ESTAREI ACOMPANHANDO-OS.
    ABRAÇÃO, SIGAM COM DEUS

18. Gladis e Eliseu
    A primeira tarefa do nosso dia é entrar em contato com voces, através do blog, vibrar com a aventura e até resolver os pequenos problemas que voces estão enfrentando.
    Abraços e escrevam sempre que der. Que Deus continue protegendo voces.
    Régis e Jane

19. Oi Tati
    consegui achar o blog de vcs. Agora estaremos acompanhando-os todos os dias.
    Beijão

20. OI GLADIS/ELISEU
    JÁ CHEGARAM A CUSCO, QUE BOM, AINDA BEM QUE A ENCRENCA FOI SÓ NO INICIO DA VIAGEM, DAÍ P/FRENTE FOI LEGAL. AMIGOS DESEJO UMA ÓTIMA ESTADA, MUITAS VISITAS NESTAS MARAVILHAS DO PERU, E BATAM MUITAS FOTOS DESTES MONUMENTOS HISTÓRICOS, P/DEPOIS FICAREM RECORDANDO EM CASA.
    UM GRANDE ABRAÇO, FIQUEM COM DEUS

21. AI ELISEU/GLADIS
    JÁ FORAM A MACHU PICHU, ESTE É O PRIMEIRO PASSEIO A SER FEITO POR VCS, OLHA QUE PODE TER OUTRA ENCHENTE, HAHAHAHA.
    VELHÃO ESTOU NO AGUARDO DE NOVAS AVENTURAS DE VCS, ME CONTEM AS NOVIDADES.
    ABRAÇÃO
    DINDO

22. VALEU GENTE, MACHU PICHU É SEM IGUAL, MAS DO GEITO QUE A COISA VAI, VCS NÃO VÃO A NASCA, TUDO BEM, AFINAL VCS SÃO NOVOS, FICA P/PRÓXIMA.
    ESTOU ACOMPANHANDO-OS, SIGAM COM DEUS.
    ABRAÇO

23. Uffa!
    Que bom que resolveram pernoitar em Puno, pois me parece mais calmo que Juliaca.Fico relembrando aqueles momentos em que chovia e nevava na nossa volta quando pretendiamos ir a Nazca(no ano passado).Tudo vale a pena e tudo é resolvido quando cultivamos a paciência.
    Estamos felizes por vocês e que Deus continue protegendo-os.

24. Boa tarde!!
    Quero desejar que vcs continuem fazendo uma boa viagem e avisar estamos acompanhando o blog diariamente e que aqui em Pelotas está tudo tranquilo!
    Abraços!!

25. Eliseu e Gladis tenho acompanhado a viagem mesmo a distancia pois fiz aquele passeio que te falei ao Uruguai! Espero e rogo para que tudo de certo com ajuda da energia divina, beijos,

Ademir/Ieda

26. Vcs realizaram um sonho meu tb. Graças a Deus correu tudo bem. Estou louca p/ ver as fotos.
    A mãe tá acompanhan do vcs junto comigo.
    Bjos.

27. MUITO LEGAL A VIAGEM, PARABÉNS E MUITA SORTE!!!
    ESTAMOS TORCENDO POR VCS!!!
    UM GR ABRAÇO!!!
    TIERRE E FAMILIA

28. OI GENTE
    BATEU UM CIUMINHJO, QUANDO VI QUE VCS FIZERAM A VIAGEM DA ESTRADA DA MORTE, MAS QUE BOM QUE ALEM DA VIAGEM, CORREU TUDO BEM, UM GRANDE ABRAÇO E SIGAM COM DEUS.

29. Ola aventureiros !
    Os relatos nos faz pensar e imaginar a emoção de vocês frente a este mundo maravilhoso que só descobrimos quando saimos do nosso lugar comum.
    Parabéns e fiquem com Deus.

30. Eliseu e Gladis 1
    Estamos felizes por já estarem voltando, mas preocupados pelos contra-tempos que só aumentam a vontade de vê-los de volta.
    Estamos indo para a praia este fim de semana.
    Abraços e fiquem com Deus.

31. OI ELISEU/GLADIS
    PUXA, OU VCS ESTÃO IVENTANDO TANTA COISA RUIM, OU A COISA É RUIM MESMO, AINDA BEM QUE VCS FORAM PRIMEIRO, POIS VELHO NÃO VAI SE METER NESTAS BANDAS HAHAHAHA. GENTE, AGORA É SÓ SEGUIR E CHEGAR EM CASA, CONTINUAREI ACOMPANHANDO-OS, SIGAM COM DEUS
    DINDO

32. estamos na torcida, que de tudo certo com a volta.
    fiquem com DEUS.
    PARABÉNS.
    TIERRE E FAMILIA

33. Que Deus esteja com vcs durante todo o caminho de volta! Estamos anciosos p ver as fotos. Bjos Mery

34. VALEU ELISEU/GLADIS
    AINDA BEM QUE VENDI MINHA MOTO, SENÃO PODERIA FICAR TENTADO A FAZER UMA "CRUZADA"DESTAS, MAS QUE BOM QUE CHEGARAM E ESTÃO BEM, O RESTO É AVENTURA. ESPERO AS FOTOS, QUE DEVEM SER LINDAS.
    ABRAÇÃO MUITA SAUDE, PAZ E AMOR, FIQUEM COM DEUS.
    DINDO

35. Parabéns por mais esta aventura, bom retorno a terra dos doces. breve nos falaremos!

36. Casal distinto. Ótima aventura a de vocês hein? fico feliz por saber que deu tudo certo na viagem. Foi um prazer conhecê-los a caminho de Machu Picchu (trem para águas calientes). Até breve. quando quiserem aparecer por Salvador-BA é só nos contatar. Meu email é felipesilva_eq@hotmail.com.
    Felicidades,
    Felipe, Paulina e Yago.

37. OI ELISEU
    AS FOTOS ESTÃO LINDAS, ESTOU ESPERANDO AS DA BOLIVIA. ABRAÇÃO.
    DINDO

38. Eliseu e Gladis parabens pela linda viagem e que vcs possam fazer muitas outras. abraços. Fernando alves

39. MAS BAHHHA ELISEU, ESTOU ACOMPANHANDO A POSTAGENS
    DAS FOTOS, VELHO, SÃO LINDAS, ESTOU ESPERANDO MAIS.
    ABRAÇÃO, FIQUEM COM DEUS

40. OI ELISEU/GLADIS
    ACABEI DE VER O RESTANTE DAS FOTOS, DEPOIS VOU LER DE NOVO TODA A VIAGEM, AGORA COM AS FOTOS.
    MAS ACHEI LINDAS E O ROTEIRO BÁRBARO, VELHÃO VCS MATARÃO A PAU, A TURMA FICOU BABANDO, PODEM CRER.
    PARABENS VCS MERECEM, ESTOU NO AGUARDO DOS DETALHES.
    UM ABRAÇÃO, FIQUEM COM DEUS

41. OLA, ELIZEU!
    NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE SENTEI DIANTE DO PC P/ VIAJAR COM VCS POR ESSA REGIÃO TÃO BONITA E DIFERENTE DE TUDO QUE SE CONHECE NO BRASIL.

CURIOSIDADE/PREVENÇÃO:
    COMO SE SENTIRAM, "É SUPORTÁVEL", EM MOTOCICLETA, TOMAR CHUVA A 0ºC ESTANDO A 4000m ALTITUDE?
    VAMOS COMBINAR UMA DESSAS JUNTOS, TALVEZ NASCA OU UM POUCO MAIS ALASKA?
    rsrsrs 'Vão me achar louco por este convite, mas não dá, por ora, to sem visto p/ 'USA''

ABÇ AVENTUREIRO

42. Eliseu, gladis,
    Parabens por mais esta aventura, Show de bola, que Deus sempre os mantenham juntos e felizes sobre uma moto.