CARRETEIRA AUSTRAL 2012

BRASIL - URUGUAI - ARGENTINA - CHILE

Fim do ano chegando, as férias se aproximando e os planos para uma nova aventura, agora pela Carretera Austral no Chile indo até Ushuaia, a cidade mais austral da América. Partiremos nos primeiros dias de janeiro de 2012. O roteiro está praticamente pronto: Pelotas, Livramento, Paysandu no Uruguai, Zarate, Santa Rosa, Neuquen, Vila Angostura na Argentina, entrando no Chile onde visitaremos a região dos lagos, vulcão Osorno e região, indo até Puerto Montt, onde começa a Carretera Austral.Queremos percorrer os 1250 Km da carretera, onde a maior parte da estrada é de ripio (cascalho), com paisagens deslumbrantes onde se tem um lindo visual dos Andes, com seus lagos de degelo. Não é por acasso que é considerada uma das tres estradas mais lindas do mundo. Passaremos pela ilha Chiloé, Chaiten, Puyuhuapi, Puerto Aisém, Puerto Tranquilo, Cochrane, Vila O Higgins, fim da carretera. Entraremos novamente na Argentina pelo Passo Robalo indo em direção a Calafate, depois Puerto Natales no Chile onde visitaremos as Torres del Paine. Seguiremos em direção ao sul passando por Punta Arenas e Ushuaia. Voltaremos pela ruta três, visitando a Peninsula Valdez, indo em direção a Buenos Aires e voltando ao Brasil. Serão mais ou menos 30 dias de viagem.

AÍ PESSOAL AGORA JÁ ESTÁ DEFINIDA A SAIDA, SERÁ DIA 9 DE JANEIRO ÁS 6:00 HORAS RUMO A CARRETERA AUSTRAL. NESTA VIAGEM TEREMOS A AGRADAVEL COMPANHIA DE NOSSOS AMIGOS JOÃO SERRA E MANJA. ESTAREI DANDO NOTICIAS DURANTE A VIGEM QUANDO POSSIVEL.
ADIANTANDO-ME PEÇO DESCULPAS PELA FALTA DE ACENTOS E Ç, MOTIVO: O NET NÃO TEM. MADE IN PARAGUAI.

Dia 09-01- Saimos as 6,00 Horas conforme programado. Encontramos no posto shel na saida de Pelotas os nossos amigos e companheiros de viagem Joao e Manja. Tambem estavam la para se despedir os grandes amigos Ademir e Ieda. Depois das despedidas partimos em direcao a Santana do Livramento chegando la pelas 10 horas. Fizemos o cambio em dinheiro e partimos para a aduana para fazer os tramites. Quando chegamos la descobrimos que a Gladis tinha esquecido a carteira de identidade. Nao dava para entrar no Uruguai. Pensamos em voltar a Pelotas para buscar ai nos lembramos de pedir ajuda para nossos vizinhos e amigos Marco e Daniela. Eles pegaram o documento la em casa e nos enviaram para Santana do Livramento. O documento chegou pelo onibus as 21 horas. Aproveitamos o dia para passear em Riveira.Rodamos 353 Km.

Dia 10-01- Ja com o documento na mao, saimos do hotel as 8 horas em direcao a aduana. Feitos os tramites, saimos em direcao a Taguarembo e depois a Paysandu, divisa do Uruguai com Argentina. Chegamos por volta das 11.30 horas. Os tramites foram rapidos. Entramos na Argentina por Colon, onde aproveitamos para almocar. Depois do almoco saimos em em direcao a Buenos Aires. O calor estava infernal. Quando saimos de livramento o termometro da moto estava marcando 26 Graus. Quando chegamos perto de Zarate na Argentina por volta das 15 horas o termometro marcava 42 Graus. Nao tinha como a viagem render, a cada 100 kms tinhamos que parar para nos hidratarmos. Consequimos ainda entrar na Ruta 5 e fomos ate a ccidade de Chivilcoy onde iremos pernoitar. Agora a noite esta caindo uma chuva leve, pode ser que de uma refrescada amanha. AS FOTOS SERAO POSTADAS ASSIM QUE TIVERMOS UMA INTERNET UM POUCO MAIS RAPIDA.Rodamos hoje 780 km.

DiA 11-01 -Saimos de Chivilcoy as 8 horas. O tempo estava bem melhor, saimos com uma temperatura de 21 graus. Queriamos aproveitar o tempo perdido, entao resolvemos tocar e fazer o deserto pampa do inferno o mais rapido possivel, ja que nos o tinhamos conhecido em 2009. Nao tem muitas coisas para conhecer, e so um deserto e com a seca tem muitas queimadas. A temperatura maxima chegou em 32 Graus. Podemos dizer que estava ameno se comparassemos com ontem que marcou 42 graus, mas mesmo assim e muito cansativo porque sao umas retas interminaveis. Quem conhece as retas de Santa Vitoria pode-se dizer que elas sao apenas um aperitivo.Atravessamos o deserto e estamos em Catriel a 140km de Neuguem. Amanha queremos chegar a Vila Angustura na divisa da Argentina com o Chile. Ai sim comecando realmente a viagem por lugares que ainda nao conhecemos. Hoje rodamos 921 km.

Dia 12-01- Saimos de Chivilcoy em direcao a Vila Angostura. Saimos com uma temperatura de 16 graus que chegou a 32 graus quando passavamos por Neuguem. Chegamos em Vila Angostura por volta das 18 horas. Deixamos para tras retas interminaveis e deserto sem graca e comecou as muitas curvas e paisagens lindissimas contornando lagos em direcao a Vila Angostura. Unica coisa triste, e que quando passamos por aqui em 2009 a aqua dos lagos era verde brilhante e agora e um tom de cinza opaco, em virtude das cinzas do vulcao que esta fazendo um estrago por estas bandas. A Vila Angostura e muito bonita, so que nas ruas so se encontram montes e montes de cizas. Todos os dias a prefeitura faz limpesa e molha as ruas com caminhao pipa,e a populacao molha as calcadas em virtude do po, visto que o vulcao esta apenas a 34 km daqui. Vila Angostura que era tao bonita parece mais uma cidade do deserto do Atacama. Mas mesmo assim ainda vale a pena conhecer. Rodamos hoje 680 km.

Dia 13-01- Nao saimos muito cedo da Vila Angustura, porque estavamos cansados e nao teriamos muitos kms para rodar ate Puerto Mont. Saimos por volta das 10 horas com uma temperatura de 16 graus. Rodamos 30 kms e chegamos na aduana Argentina onde demos a saida do pais e rodamos mais 40 kms e chegamos na aduana do Chile para dar a entrada, onde os tranmites foram rapidos. Passamos bem proximo ao vulcao que esta fazendo um estrago no sul da America do Sul. Ele continua a jogar cinzas na atmosfera. E tao bonito e ao mesmo tempo tragico, porque ele ja lancou milhoes de toneladas de cinzas na atmosfera. Em entre lagos pegamos a esquerda em direcao a Ensenada para visitarmos outro vulcao, o Osorno onde pegagamos os primeiros 20 kms de ripio. Ja deu para dar uma treinada. Apos visitarmos o vulcao e andarmos de teleferico para nos aproximarmos mais e visualizar sua beleza fomos em direcao a Ensenada para visitar as cataratas do rio Puyenue que tambem e muito lindo, uma indicacao do nosso amigo Veio Dindo (Rubens Nobre). Toda esta regiao dos lagos e muito bonita. Apos partimos em direcao a Purto Mont, aonde estamos neste momento. Rodamos hoje 306 km.

Dia 14-01- Acordamos cedo e fomos direto para comprar as passagens da balsa para fazermos a travessia da ilha Chiloe ate Chaitem. Consequimos os ultimos lugares na balsa. Saimos dali e fomos conhecer o mercado do peixe, o maior da America do Sul. Uma quantidade e variedades enorme de peixes e grustaceos a venda. Ja era meio dia entao saimos em direcao ao porto de Pargua para pegarmos a balsa para a ilha Chiloe. Chegamos as 13 horas e o embarque foi rapido aasim como a travessia que demorou 30 minutos desembarcando em Chacao e a saimos em direcao a Ancud aonde almocamos. Apos o almoco saimos em direcao a Castro que e a capital da ilha e aonde teriamos que pegar a outra balsa para Chaiten. A balsa sairia a meia noite, e a travesia demora mais ou menos 8 horas. Chegamos em Castro as 4 horas e o Joao e a Manja resolveram ja ficar em Castro enquanto Eu e a Gladis fomos ate Quellon para terminarmos de percorrem toda a estencao da ilha.A ilha de Chiloe foi colonizada por alemaes, possui mais de 50 igrejas contruidas em madeira que foram tombadas pelo patrimonio da humanidade (UNESCO). Castro a Quellon estao distantes a 92 km. Fomos ate la e voltamos a Castro chegando de volta la pelas 7 horas e encontramos o Joao e a Manja na praca central. Toda a estencao da ilha tem aproximadamente 200 km e para quem acha que ilha e tudo plano, aqui e tudo com montanhas e estradas cheias de curvas, muito bonito e nao e monotona. Jantamos no centro e as 22 horas estavamos no porto para carrregar as motos na balsa. A balsa saiu por volta da meia hora da madrugada. Desde ontem, em Purto Mont que estamos aproveitando para comer bastante peixe, visto que aqui e a regiao do Salmao e truta e logico, sempre regado a um bom vinho. Rodamos hoje 355 Km.

Dia 15-01 - Chegamos em Chaitem as 7,30 horas. Uma cidade deserta em virtude da erupcao do vulcao a anos atras. Depois de passarmos uma noite sentados. Saimos e fomos em direcao a La Junta distante a 140 kms. pegamos cerca de 110 km de ripio, mas foi tudo tranquilo. Chegamos em La Junta ao meio dia e resolvemos pernoitar aqui visto que estavamos cansados devido a noite mal dormida, e tambem porque a proxima cidade fica a 270 km e no caminho tem o clacial Ventisqueiro Colgante para se conhecer. Entao deixamos para amanha porque estaremos mais descansados. Rodamos hoje 148 Km.

Dia 16-01- Antes de comecar o relato do dia, quero dizer que durante a travessia conhecemos um casal de Camburiu, Osmar e Terezinha que tambem sao motociclistas mas esta viagem estao fazendo de carro. Estamos viajando juntos. As 9 horas saimos da pousada Spacio y Tiempo e fomos em direcao ao glaciar Ventisqueiro Colgante. Fica a 67 km de La Junta. Chegando ao parque tivemos que caminhar durante uma 1,30 horas 3.300 metros e ida, numa trilha subindo no meio do mato ate chegar no mirador do Glacial. Foi muito cansativo, mas valeu o esforco, porque e muito bonito a sorte de ver despencar pedacos de gelo do Glacial por duas vezes. Ventisqueiro Colgante significa clacial suspenso. Depois da volta fomos ate a cidade de Coihaique onde pernoitamos. A noite fomos todos jantar um gostoso salmao.Rodamos hoje 290 Km.

Dia 17-01- Saimos de Coihaique as 9,30 horas em direcao a Puerto Tranquilo onde fomos conhecer as Capelas de Marmol. Antes tivemos que enfrentar um ripio brabo, recem patrolado. A moto dancava mais que bolacha em boca de velho. Felizmente passamos sem nenhum incidente. Chegamos em Puerto Tranquilo as 14 horas e fomos direto pegar o barco para o passeio, que durou uma 1,30 horas. E uma obra fantastica da natureza. Mais um objetivo alcansado. Seguindo para Cochrane em Puerto Bertrand no rio Becker nos despedimos dos nossos amigos Osmar e Teresinha que iriam ficar por la. Seguindo no ripio ate Cochrane onde pernoitamos. Na janta mais uma vez um gostoso Salmao recado a um bom vinho, (ESTAMOS NA TERRA DO SALMAO).Rodamos hoje 331 Km.

Dia 18-01- Tomamos cafe todos juntos onde o Joao e a Manja disseram que iriam ficar la nos esperando ate amanha a noite. Entao seguimos sozinhos em direcao a Villa O,Higgins o final da carretera Austral, que era um dos objetivos desta viagem. Chegamos as 15 horas, depois de percorrermos uns 30 km de ripio recem patrolado com muita curva e sobe e desce. Mas valeu a pena, pela belesa de muitas cachoeiras na beira da estrada, agua que desce das geleiras. Vila O,higgins e composta por 16 quadras, com 13 pousadas e hoteis. A populacao e de 500 pessoas aproximadamente. Impressionante, aqui nao se paga internet. Ha wifi para todos. Estavamos jantando, qual a agradavel surpresa nossos amigos Osmar e Teresinha chegaram aqui no hotel, com o mesmo objetivo de percorrer ate o final da Carretera Austral.Rodamos hoje 232 Km.

Dia-19-01- Tomamos cafe e saimos as 8 horas porque as 11 horas teriamos que pegar a barca no porto bravo. Depois fomos ate Caleta Tortel, com a companhia de nosssos amigos Osmar e Terezinha. Caleta Tortel e um vilarejo de pescadores contruido sobre palafitas. Os carros ficam no estacionamente na chegada do vilarejo, depois temos que percorrer a pe por passarelas e escadarias de madeira. Almocamos em Caleta Tortel e saimos em direcao a Cochrane onde chegamos as 17 horas e fomos direto a pousada onde o Joao e a Manja estavam nos esperando. Fomos jantar todos juntos, e nos despedimos do Osmar e Teresinha e tomariam um caminho diferente do nosso porque eles ja estao voltando ao Brasil.Rodamos hoje 276 Km.

Dia 20-01- Tomamos cafe e saimos as 7.30 horas rumo ao ripio, cruzando a divisa do Chile com a Argentina pelo Passo Roballo as 12 horas. Pretendiamos ir ate Gobernador Gregores, mas na aduana o carabineiro nos indicou um caminho que segundo ele estava melhor, a ruta 41. Depois de 20 km tomamos informacoes com o pessoal que estava trabalhnado na rodovia onde nos confirmaram que era a ruta 41. So que na verdade a ruta 41 veio ate a cidade de Perito Moreno sentido inverso a que queriamos tomar. Inclusive a estrada estava em pessimo estado com todo tipo de situacao. Ripio solto, areia, pedra grandes soltas, etc... Resolvemos pousar em Perito Moreno para amanha sequir viagem em direcao ao sul da Argentina. Mais uma vez tivemos uma surpresa, quando chegamos no posto de gasolina encontramos o Osmar e Terezinha que estavam abastecendo o carro, e acabaram ficando no mesmo hotel que nos.Rodamos hoje 272 Km.

Dia 21-01- Tomamos cafe cedo para podermos sair na primeira hora. Saimos as 7,30 horas em direcao a Bajo Caracoles na ruta 40. Rodamos 95 kms e ai pegamos o famoso ripio da ruta. Mais 30 km e estavamos em Bajo Caracoles para abastecer. Motos abastecidas e saimos em direcao a Gobernador Gregores. Eles estao asfaltando toda a ruta, mas ainda tem cerca de 200 kms de ripio, com muitos desvios e ripio de toda a especie: cascalho solto, terra, areia. A moto danca ao ritimo de tango. Quando terminar a viagem nos tambem estaremos dancando. Quando chegamos na entrada para Bajo Caracoles era 14 horas, entao resolvemos sequir em direcao a El Chalten para pernoitar. Chegamos por volta das 17,30 horas. A chegada da cidadezinha ja e deslumbrante com as montanhas nevadas e o famoso cerro Fitz Roy ao fundo. Custamos para encontar hotel porque estava tudo lotado. Conseguimos no centro de informacoes turisticas. Depois de nos instalarmos Eu e o Joao fomos ate o unico posto da cidadde para abastecer, so que nao tinham gasolina so na segunda feira. No proprio posto nos informaram um camarada que vendia. Fomos ate la e consequimos 10 e 15 litros ao preco de 4,20 reais. A tardinha saimos para dar uma volta pela cidade e bater umas fotos do Fitz Roy ao fundo e depois jantar. Aqui escurece la pelas 23 horas. Hoje rodamos 560 km sendo mais de 200 km de ripio.

Dia 22-01- Levantamos e tomamos cafe no hotel. Eu e a Gladis saimos para ir visitar o lago Del Deserto distante 40 kms da cidade. O joao e a Manja ficaram nos esperando. Paisagem muito linda. Com muitos pescadores de truta pelo caminho visto que a estrada margeia um rio de correntesa. Ghegamos ate a margem do lago onde se pode ver o Fitz Roy pelo outro lado. A agua do lago e cristalina e pode-se ver os peixes nadando e se ver o fundo. Voltamos para a cidade para encontar o Joao e a Manja e sequir viagem ate Calafate distante a 220 km. Chegamos as 14 horas e fomos ate informacoes turisticas onde nos indicaram alguns hoteis. Instalados saimos para dar uma volta pelas cidade. Ate agora o prato preferido era o SALMAO. A partir de hoje a noite sera o famoso CORDEIRO PATAGONICO. Ate agora rodamos cerca de 6.000 Km sendo que 1.500 Km foram de ripio. Gracas a Deus ate agora as motos estao perfeitas.
Desde que entramos no Chile esta fazendo uma temperatura atipica.Durante o dia muito calor e a noite refresca um pouco. Ate o temivel vento patagonico sumiu. Os moradores dizem que este verao esta fazendo uma temperatura 10 graus acima da media.Rodamos hoje 313 Km.

Dia 23-01- Levantamos e sequimos em direcao do Glaciar Perito moreno, distante 80 kms da cidade chegando la as 11 horas, fomos direto contratar o passeio de barco para as 11,30 horas. O passeio durou cerca de 1 hora. Depois fomos para o outro lado do glaciar pela passarela. Saimos de la por volta das 15 horas. No caminho fomos visitar o MUSEO DE GELO. Muito interessante, eles apresentam filmes sobre a evolucao da terra e tambem sobre as diferentes eras glaciais. Eram 17,30 horas quando chegamos de volta a Calafate e aproveitamos para ir trocar o oleo das motos. A noite mais uma vez fomos comer o cordeiro patagonico.Rodamos hoje 161 Km.

Dia 24-01- Saimos cedo de Calafate em direcao A Puerto Natales onde chegamos as 14,30 horas. So na aduana chilena demoramos mais 1,30 horas. Amanha pretendemos ir ate o parque de Torres Del Paine, que ja esta aberto para visitacao.Rodamos hoje 275 Km.

Dia 25-01- Saimos por volta das 9,30 horas em direcao ao parque Torres Del Paine, distante a 150 kms de Puerto Natales. Percorremos praticamente todo o parque. Passamos por onde houve o incendio, e uma paisagem muito triste. Ainda tem o cheiro de queimado. Infelizmente as torres estavam escondidas pelas nuves. Fomos ate o lago Grey para conhecer o glacial com mesmo nome. Rodamos mais ou menos 80 kms dentro do parque. Apos voltamos a Puerto Natales, chegando as 16 horas. Como ainda era cedo resolvemos rodar mais 240 km ate Punta Arenas, chegando as 18,30 horas.Rodamos hoje 532 Km.

Dia 26-01- Como a balsa sai as 9 horas da manha, resolvemos ficar e fomos conhecer o Forte Bulnes, distante a 60 kms da cidade.O forte foi construido em 1843 todo em madeira ao estilo do faroeste americano.Na parte da tarde fomos ate a zona franca, e tambem aproveitamos para reservar a passagem da balsa para Porvenir para amanha as 9 horas. APOS A VIAGEM EU FAREI UM RELATO MAIS DETALHADO SOBRE AS ESTRADAS, RIPIO, E COMO A MOTO SE COMPORTOU. Como nao e todos os dias que eu consigo acessar a internet, e tambem chegamos cansados mais detalhes serao adicionados depois. As fotos estou colocando aos poucos porque a internet anda um pouco lenta.Rodamos hoje 120 Km.

Dia 27-01- Levantamos cedo para tomarmos cafe e sair em direcao ao porto visto que teriamos que estar la uma hora antes de a balsa sair ou seja as 8 horas. Embarcamos as motos e a balsa saiu pontualmente as 9 horas em direcao a Porvenir, chegando as 11.30 horas. Desembarcamos e saimos direto em direcao a Sao Sebastiam, divisa do Chile com a Argentina. Sao 140 km de ripio, que por sinal estava muito bom e deu para se andar todo o tempo em sexta marcha e mantendo uma velocidade entre 100 a 130Km/h. Levamos 1,30 horas para percorrer este trecho. Fizemos os tramites das aduanas e saimos em direcao a Ushuaia chegando as 17 horas. A noite saimos para jantar onde mais uma vez comemos o Cordeiro Patagonico.Rodamos hoje 455 Km.

Dia 28-01- Saimos do hotel as 9 horas em direcao ao Glaciar Martial, proximo a cidade. Fomos de teleferico ate proximo ao Glacial. Na volta pegamos as motos e fomos direto ao Parque Nacional La Pataia para tirar a famosa foto do final da ruta 3. Conhecemos o parque e chegamos de volta a cidade as 14 horas, quando fomos almocar. Apos o almoco fomos conhecer o museo do antigo presidio de Ushuaia que funcionou de 1900 a 1942. Apos fomos passear pela cidade. A noite sairemos para comer mais um prato tipico da regiao, a Centola, um tipo de carangueijo gigante do mar.Rodamos hoje 136 Km.

Dia 29-01- Depois de saborearmos uma gostosa Centola no jantar de ontem, nos despedimos de Ushuaia e saimos as 8 horas em direcao a Rio Gallegos, chegando as 19 horas. Foi um dia cansativo, apesar dos 140 km de ripio estarem muito bom, perdemos muito tempo nas 4 aduanas. A noite saimos para jantar comendo uma boa parrilada. Encontramos dois catarinenses que estavam viajando de carro, Jose Carlos e Ismar Lisboa. Ficamos conversando ate tarde enquanto saboreavamos um bom vinho.Rodamos hoje 601 Km.

Dia 30-01- Saimos as 8 horas de Rio Gallegos. Ja saimos com frio e vento forte. Quando passamos o Porto Sam Julian o vento comecou a apertar, e nos acompanhou ate Comodoro Rivadavia, onde pernoitamos.Rodamos hoje 826 Km.

Dia 31-01 - Saimos de Comodoro Rivadavia acompanhados ai sim pelo famosos vento Patagonico. As motos andavam quase todo tempo com uma inclinacao de quase 45 graus. Chegava a doer o pescoso de tanto que forcava. Foi um dia duro, mas consequimos chegar ate Santo Antonio do oeste sem nenhum incidente, isto sem contar as rajadas de vento que quase titavam as motos fora da estrada . Passamos direto pela Peninsula Valdez, porque em 2009 ja haviamos conhecido. Saimos com uma temperatura de 10 graus e chegamos com 30 graus. Para variar a janta foi Merluza grelhada.Rodamos hoje 711 Km.

Dia 01-02- Saimos as 8 horas e aproveitamos para conhecer a praia de Las Grutas. Muito bonita. Pegamos a estrada definitivo as 9,30 horas. Passando por Rio Colorado, Bahia Blanca, Trez Arroyos, e Azul onde estamos para pernoitar. Rodamos 850 km. Amanha queremos chegar ate Buenos Aires cedo porque faltam apenas 300 km. A viagem com nossos amigos ate agora esta correndo tudo tranquilo. Estamos aproveitando tudo que da. A Manja gracas a Deus esta muito bem, esta conseguindo controlar tudo direitinho. Temos feito muitas amizades novas. Nao tenho atualizado todos os dias por falta de internet. AS FOTOS VIRAO DEPOIS.Rodamos hoje 816 Km.

Dia 02-02- Saimos de Azul as 8,30 horas e ao meio dia chegamos no hotel em Buenos Aires. Depois de instalados, saimos para ir a casa decambio e almocar. Apos o almoco voltamos ao hotel,pegamos a moto e fomos leva-la na autorizada para fazer a revisao dos 20 mil Km.Ficaram de nos entrga-la amanha a tardinha ou sabado pela manha. Agora sao 20,30 e esta chovendo muito aqui. Ate entao tivemos muita sorte, nao pegamos nada de chuva pelo caminho. Quando chove tem acontecido durante a noite.Rodamos hoje 386 Km.

Dia 03-02- Apos o cafe saimos para fazer um tour pela cidade e conhecer os principais pontos turisticos de Buenos Aires. AS 17 horas telefonamos para a concessionaria e eles nos informaram que a moto ja estava pronta. Fomos busca-la e apos fomos ate o porto para comprar as passagens do Buquebus mas so tinha para sabado a noite, entao resolvemos voltar pela estrada. Agora a noite saimos para jantar e nos despedir de Buenos aires. Amanha a noite esperamos estar em casa. Esperamos encerrar nossa viagem na avenida Bento Goncalves em Pelotas, como sempre.

Dia 04-02- Saimos as 7,30 horas de Buenos Aires, chegando ao meio dia na fronteira Argentina com o Uruguai em Colom, onde havia uma fila imensa e um calor insuportavel. Eu e o Joao entramos na fila e a Gladis e a Manja foram para a sombra no posto de controle, onde falaram com a guarda e ela disse que nos poderiamos passar, o que nos economizou umas tres horas de fila, e mesmo assim levamos 1,30 horas para passar. Apos os tramites fomos a Taquarembo onde fizemos um lanche e resolvemos descansar um pouco porque o calor continuava insuportavel, 38 graus. Em seguida fomos ate Santana do Livramento onde abastecemos e viemos embora chegando as 23 horas em Pelotas. Encerrando mais esta viagem pelo sul da America do Sul, agradecemos a Deus pela mesma ter transcorrido sem nehum incidente. Agradecemos tambem aos amigos Joao e Manja pela agradavel companhia, paciencia e companherismo durante estes 27 dias de convivencia, enfrentando as longas e diferentes estradas. Muito obrigado aos amigos que nos acompanharam pelo blog, dando-nos incentivo e apoio. (AS FOTOS VIRAO NOS PROXIMOS DIAS.)Hoje rodamos 1.085 Km.

DADOS DA VIAGEM

Total de Km Rodados: 11.921
Litros de Gasolina: 712
Média Geral da Moto: 16,75
Km Rodados no Rípio: 1.920 (Estrada de Chão)

DESPESAS DA VIAGEM
Gasolina: R$ 1.824,00
Hoteis: R$ 3.267,00
Alimentação: R$ 3.403,00
Entrada de Parques: R$ 621,00 (Parques, passeios, teleféricos.)
Troca de Oleo da Moto: R$ 90,00
Despesas Diversas: R$ 347,00 (Taxi, Pedágios, Balsas, etc...)

DESPESA TOTAL DA VIAGEM: R$ 9.552,00

KMS RODADOS POR DIA:
Dia 09- 353 Km Dia 10- 780 Km Dia 11- 921 Km Dia 12- 680 Km
Dia 13- 306 Km Dia 14- 355 Km Dia 15- 148 Km Dia 16- 290 Km
Dia 17- 331 Km Dia 18- 232 Km Dia 19- 276 Km Dia 20- 272 Km
Dia 21- 560 Km Dia 22- 313 Km Dia 23- 161 Km Dia 24- 275 Km
Dia 25- 532 Km Dia 26- 120 Km Dia 27- 455 Km Dia 28- 136 Km
Dia 29- 601 Km Dia 30- 826 Km Dia 31- 711 Km Dia 01- 816 Km
Dia 02- 386 Km Dia 03- 000 Km Dia 04-1.085 Km.
TOTAL: 11921 Km

OBSERVAÇÃO: Segundo minha opinião vou colocar aqui uma pequena comparação entre as duas ultimas motos que tive. VSTROM DL 1000 e BMW GSA 1200.
Quanto ao desempenho elas são muito parecidas. A VSTROM tem uma tocada mais esportiva, enguanto a BMW tem muito torque. A BMW leva uma grande vantagem quando se fala em autonomia e consumo. Com seu tanque de 33 litros chega-se a rodar 600 km, dependendo da tocada. Ela é mais economica que a VSTROM. Nesta viagem ela fez uma média de 16,75 km/l, enquanto a VSTROM fez média de 14,5 e 15 km/l conforme a duas ultimas viagens que fiz para o Perú. Outra grande vantagem é o sistema de cardã, ABS, controle de tração, que a VSTROM não possui, sem falar da suspenção eletronica.
Quanto a suspenção aí sim, não tem comparação, a BMW está a km de distancia. Embora a VSTROM seja uma moto muito confortavel e macia para se viajar em asfalto. Quando se entra no off-road, a BMW é outra moto. A suspenção telelever e paralever copia muito bem qualquer irregularidade do terreno. Buracos, custeletas, etc... . Você ve a suspenção trabalhando mas não sente, tanto que se você vier a 80 km/h e passar em uma lombada (Quebra-Mola) é o mesmo que se andasse num asfalto liso. O banco para o piloto da BMW é melhor que o da VSTROM. Unico porem é o banco do garupa onde o da VSTROM é melhor porque é mais anatomico, macio e não escorrega para frente segundo minha esposa. Tenho 60.000 km rodados em VSTROM e não tenho o que reclamar dela. É claro que a BMW é outra moto com toda a tecnologia embarcada para todo o tipo de terreno mas tambem tem o seu preço.
Qualquer das duas motos da para se rodar tranquilo seus 1000 km diarios. QUEM PRECISAR DE ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE AS VIAGENS REALIZADAS ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL: eliseuwustrow@gmail.com

1. Olá! Qual é o seu nome? Não achei no blog...
    Fiz este roteiro que vc vai fazer em 2012, em janeiro/2011. Moro em Campo Grande/MS, e desci até Foz do Iguaçú, aonde entrei na Argentina. Passei em Sta Fé, Sta Rosa, Néuquen, e o ano novo em Bariloche. Depois fui pelo sul, por terra, e entrei na Carretera pelo Passo Futaleufu, indo até Chile Chico, aonde retornei a Argentina. Cuidado na Carretera, a estrada até que é boa, mas traiçoeira, muito estreita, perigoso bater de frente com carro que vem no sentido contrário, e nas curvas as pedras soltas, quase cai umas 2 vezes! Durma no hotel Spacio & Tiempo, em La Junta, no meio da Carretera, vc vai se surpreender! Se puder, passe um dia livre lá, e vá pescar salmão com eles! A paisagem é maravilhosa! Não deixe tbm de ir visitar o glaciar Queulat, ali perto! É tão bonito ou até mais do que o Glaciar Perito Moreno, pois é no meio do mato! Eu não passei nestes locais, e ficou engasgado, por isso devo voltar lá. Está indo um amigo meu, em uma bmw GS1200Adventure amarela, ele vai no final de dezembro/inicio de janeiro pra lá, sozinho!
    Vi a sua viagem a Cusco/Salar Uyuni com a esposa na garupa! Parabéns, vc é corajoso em ir ali e ainda com garupa! Quero fazer ano que vem. Qualquer coisa entre no meu blog: confrarianaestrada.blogspot.com
    Abçs!
    Marcio A. Roberto - Campo Grande/MS

2. Olá Marcio, meu nome é Eliseu Wustrow e meu email é: eliseuwustrow@gmail.com
    Já dei uma olhada no seu blog, gostei muito. Gostaria de saber seu email para podermos conversarmos.

3. Aventureiro Solitário: Sou seu conterrâneo de Lajeado, e estou partindo dia 27/12 pra Carretera Austral, via Futaleufú, solo, indo até Villa O'Higgings. É possível que nos cruzeremos pela estrada. Qualquer troca de informações, fico no aguardo. Luis Plein (luisplein.blogspot.com)(plein@via-rs.net)

4. Olá, Marcio: Já trocamos idéias no orkut - Varadero -. Avisa teu amigo sobre minha viagem à Carretera Austral. Abç. Luis Plein

5. Boa sorte nesta nova viagem, tudo de bom!!! Regis e Jane.

6. Estarei acompanhando-os, dia a dia.
    Um grande abraço, boa viagem, fiquem com Deus.
    dindo

7. Ademir Ferrer Soares9 de janeiro de 2012 às 12:43

Boa tarde Eliseu/Gladis, neste momento voces já devem estar na Argentina Zarate, um abraço meu e da Ieda.Publiquei foto de hoje pela manhã no blog do João, e no face. Beijo para Vcs!

8. Oi Eliseu/Gladis, boa viagem,vamos acompanhar a viagem de vcs. Abraços. Rubem e Claudia.

9. Eliseu/Gladis, estou acompanhando tudo de perto. Daqui a pouco saio de carro para a lacheria dos Bucaneiros onde a AMOPEL e todos os que quiserem se reunem para um bate-papo sobre motos e certamente Vocs serão os preferidos na conversa,vão firmes estamos com Vcs, e com relato do dia-a-dia como está sendo feito. Beijo a todos e boa viagem!

10. AI ELISEU/GLADIS, JOÃO/MANJA
    ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VCS, COMO É QUE ESTÃO SE COMPORTANDO ESTAS TEMENDAS MOTOS, TUDO NORMAL? JÁ VI QUE O CALOR ESTÁ PARA DERRETER.
    NESTE MOMENTO VCS DEVEM ESTAR CHEGANDO A VILLA ANGUSTURA, SE VCS FICAREM POR AÍ, PODEM TOCAR NOUTRO DIA, JÁ PASSANDO PELO VULCÃO OSORNO E CATARATAS, DÁ PARA FAZER ISTO MUITO BEM, E CHEGAR A PUERTO MONTH CEDO.
    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS, BOA VIAGEM, FIQUEM C/DEUS.
    DINDO

11. Fabuloso o relato, rápido, com as informações que nos interessam. Um abraço nos quatro e um feliz sábado o primeiro na estrada !

12. FANTASTICO, PESSOAL
    VCS ESTÃO BOTANDO PRA QUEBRAR, ISTO AÍ, EU ESTOU VIAJANDO COM VCS, ESPERO MAIS NOTICIAS TODOS DIAS,
    UM GRANDE ABRAÇO, E AGORA SIM ESTOU ENTRANDO NO DESCONHECIDO, FICO NO AGUARDO.
    UM GRANDE ABRAÇO, BOA VIAGEM, FIQUEM COM DEUS.
    DINDO

13. Estou adorando a viagem, posta fotos do vulcão. Por aqui estamos todos bem, apesar da chuva, q somente hoje deu uma trégua.
    A mãe manda beijos. Sigam com Deus. Beijos a todos.

14. PELA AUSENCIA DE NOTICIAS, VEJO QUE VCS ESTÃO NA REGIÃO DA PATAGONIA, ONDE NÃO TEM INTERNET, MAS É A PARTE MAIS LINDA DA VIAGEM, PELA SUA RUSTICIDADE E PAISAGEM SELVAGEM, ISTO MANOS, APROVEITEM BASTANTE, POIS ATÉ ISTO ESTÁ TERMINANDO.
    UMA FELIZ VIAGEM, E QUE DEUS CONTINUE A PROTEJE-LOS

15. Minhas humildes desculpas por não entrar em contato antes,mas a correria é feia.mas hoje consegui achar vcs nesse blog.espero que esteja tudo bem com voces e que estejam curtindo muito a viagem.abraços de seu sobrinho.
    Vinicius WustroW

16. só pra ter noticias...
    estou no aguardo.
    Vinicius seu sobrinho

17. Rubem Carvalho Tabordes18 de janeiro de 2012 às 15:16

Olá meus amigos, é um prazer acompanhar a viagem maravilhosa que estão fazendo, um grande e forte abraço a todos, que Deus, continue vos abençoando em tudo.

18. OI ELISEU/GLADIS
    PELO QUE VEJO, VCS NÃO QUEREM DEIXAR NENHUM CANTINHO PARA TRAS, ISTO MESMO, ANDEM EM TODOS OS TRECHOS DESTAS RUTAS, POIS NÃO SE SABE SE VOLTARÃO OU NÃO.
    OBRIGADO PELAS NOTICIAS, UM ABRAÇO NO JOÃO E ESPOSA, CONTINUAREI ACOMPANHANDO-OS. DEUS OS PROTEJA, TUDO DE BOM NA VIAGEM.
    DINDO

19. Elizeu, estas paragens são realmente maravilhosas, e merecem uma visita com calma e paciência! Fui somente até uns 100 km depois de Coyhaique, depois peguei a balsa para Chile Chico. Tomem cuidado com este rípio, e pra não furar pneu em pedras maiores. O resto é só curtir. Sigam com Deus, e uma ótima viagem a vcs! Abçs!
    Marcio - Campo Grande/MS

20. Boa tarde, aqui em Pelotas, calor, aquele abafado, que vcs conhecem ! Estamos acompanhando tudo, o leitor das notas de vcs sou eu mesmo. Falo em leitura em voz alta, para dona Ieda escutar, durante o mate da tarde!
    Um bom final de sábado, e exelente domingo!

Ps.:Relatem se possível, o cardápio, ou os melhores, que mais gostaram. Vcs apreciam um bom e bem feito prato q sei.

21. OI Pessoal
    Já vi que está tudo bem, e que estão tirando o máximo de proveito da viagem, não quiseram visitar o Fritz Roy, é uma caminhada de 2 horas, a partir de Chalten.
    Eliseu, por favor, me tras, nem que seja, embalsamado , um pedacinho de "Cordeiro Patagônico". pois acho que aí não volto mais, e não consegui comer o mesmo, nas vezes que aí estive. hahahahahaha
    Um grande abraço, tudo de bom, sigam c/Deus.
    Dindo

22. Eliseu, vc ainda não comentou, mas o que achou da troca da VStrom pela GSA? Achou diferente, a moto é realmente melhor?
    Mande fotos do Torres del Paine, se o incendio chegou a destruir muita coisa ou não.
    Boa viagem, vc está fazendo um baita de um roteiro, realmente completo, "Cabelo, barba e bigode", como se diz! Parabéns e sigam com Deus!
    Abçs!

23. Eliseu/Gladis, João/Manja
    A primeira coisa que fazemos pela manhã é entrar no blog p/saber notícias de voces e torcer p/que continue tudo bem. Um abração dos amigos:

24. Oi Eliseu/Gladis
    Isto não é barba,cabelo e bigode, é, tambem, pes e mãos, tudo completo, cara, não vai ficar nada abaixo de Bariloche para verem.Mas ainda tem muita coisa nesta região para se ver. Velhão estou torcendo para que o passeio continue assim. Um grande abraço ao João e Esposa, pena que não sei o blog dele, senão entraria para dar um alo a eles.
    Abração, boa viagem e Deus os proteja.
    Dindo

25. Buenos dias, aqui tudo bem. Tempo muito bom, até bem fresquinho para época.
    E Vcs? Cansados? Vão em frente, pois viajar, conhecer outros povos e sua cultura é a único que substituí a leitura de um bom livro. Tem varias pessoas, que Vcs nem conhecem que torcem por tudo dar certo, e vai dar !!! Todo nosso carinho !!

26. Estou aqui acompanhando essa trip de vcs e torcendo para tudo correr bem. Acabei de chegar de uma trip solo, sei o quanto é dificil postar todo dia relatos.
    Abs a vcs e boa sorte!!!
    Este é meu link do blog: http://insetonaviseira.blogspot.com/

27. Nossa que cavernas lindas.
    Abraço
    Zé Contreiras

28. Oi Pessoal
    Realmente, estas cavernas de mármore são lindas, o Bastos já havia estado por aí, e tinha visto as fotografias. Como vi que não postaram nada entre ontem e hoje, é porque a internet está ruim por estes lados.
    Um grande abraço a todos, e continuem enviando noticias. Fiquem com Deus
    Dindo

29. Buenas, aqui todos bem. Com a Neta a Helena, aqui em casa e nós babando.Estou feliz porque segundo relatos, esta ocorrendo tudo bem! Aui a novidade é o encontro de Jaguarão, sempre movimentado segundo informações do Henrique. Bueno um beijo para o quarteto, bom fim de domingo!

30. Oi Pessoal
    Já chegaram ao extremo sul, agora é retorno e muitos passeios pelo caminho. Um grande abraço a todo, fiquem com Deus.

31. Eliseu/Gladis
    Continuamos aqui babando de inveja (claro voces sabem, inveja construtiva). Nossa preocupação é saber da Manja se ela está aproveitando bem a viagem sem problemas.
    Um abração

32. Olá Aventureiros Eliseu e Serra!
    Cumprimentos por terem vencido o ripio, o vento, a poeira, mais vento, mais ripio, mais poeira, e muito mais vento, e chegado a Ushuaia. Cumprimentos extensivos às corajosas garupas, Gladis e Manja.
    Nós já estamos em casa. Chegamos domingo, dia 29, depois de subir pela 40 até Mendoza. Nesse período, o fato mais importante foi a mudança da dieta: de salmão com Torobaio para bife de chorizzo com Quilmes.
    Desejamos ao amigo, uma feliz continuação da viagem.
    Grande e forte abraço,
    Osmar e Terezinha

33. Complementando, desejamos aos amigossss... uma feliz continuação da viagem, e deixar registrado nossa satisfação de ter desfrutado das vossas companhias, durante alguns dias inesquecíveis desta viagem.

34. Olá Eliseu! Por onde andam?
    Deixa de preguiça e vai atualizar esse blog, meu caro. Nós, os acompanhantes, os garupas cibernéticos, estamos ávidos por notícias.
    Grande e forte abraço, e boa viagem para vocês.
    Osmar

35. AÍ PESSOAL
    COMO É QUE VCS ESTÃO? TUDO BEM? JÁ SAIRAM DE USHUAIA? ESTAMOS ESPERANDO NOTICIAS.
    ABRAÇÃO, FIQUEM COM DEUS.

36. OI ELISEU/GLADIS
    JÁ ESTÃO QUASE EM CASA, AGORA É COMER UM BOM "BIFE DE CHORISSO" EM BUENOS AIRES E PARTIR PARA NOSSA TERRINHA. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS, FIQUEM COM DEUS, BOM RETORNO.

37. OI PESSOAL
    ISTO É QUE É SORTE, FAZER TODA PATAGONIA DE MOTO E NÃO PEGAR CHUVA, É MUITA SORTE MESMO.
    AINDA MAIS NESTA ÉPOCA, QUE É A DAS CHUVAS.
    UM BOM PASSEIO EM B.AIRES, UM BOM SHOW DE TANGO
    E BOM RETORNO PARA CASA. FIQUEM COM DEUS.
    DINDO

38. Bem vindo, ao convívio dos amigos.Embora a surpresa da chegada. Nosso agradecimento pelos relatos, e essa possibilidade de viajar sem sair de onde estamos, para alguns pode parecer meio maluco essa forma de expressão, mas Vcs entendem. Beijos, e até a próxima!

39. VALEU GENTE
    QUE BOM SABER QUE ESTÃO EM CASA, FELIZES E CONTENTES.
    UM GRANDE ABRAÇO, FIQUEM COM DEUS.
    DINDO

40. Olá Eliseu e Gladis !!! Obrigado por ter nos citado em sua bela aventura e fico feliz que a viagem transcorreu dentro da normalidade e que tenham chegado bem.
    Aproveitando, gostaria de dizer que foi um imenso prazer em tê-los conhecido nesta viagem. Também sentimos o gosto da aventura, mesmo que por apenas 12 dias e posso afirmar que faria tudo novamente só que agora com mais experiencia, pois lamentavelmente, muita coisa que era para ser vista, ficou para tráz. De qualquer forma, foi fantástico ter realizado essa viagem e quase todos os dias, quando posso, fico revendo as fotos que publiquei no meu Facebook. Para finalizar, desejo de coração que um dia possamos nos encontrar novamente que tomar um bom vinho, seja chileno ou argentino aqui em Orleans/SC ou em Pelotas/RS ou seja lá onde o destino nos colocar.
    Fico a disposição para recebê-los, assim como o Serra e a Manja, de braços abertos quando quiserem. Um forte abraço e sucesso.
    Ismar Lisboa Batista.

41. Elizeu, atrasado mas ainda lembrando, gostaria que vc postasse o que achou da moto, em relação à VStrom, se achou muita diferença. E novamente parabéns pela viagem, vc fez a viagem mais completa que já vi para Ushuaia e Carretera, fez tudo mesmo, de cabo a rabo, sem perder nadinha. Congratulações! Abçs!
    Marcio - Campo Grande/MS

42. Valeu, Elizeu! É sempre bom ver os comentários de quem realmente conhece e já andou muito nas duas motos, como vc fez. Tbm acho a VStrom uma baita de uma moto, motor quase inquebrável, e boa pegada. Mas não dá pra comparar com a tecnologia, suspensão e acerto da GS. Tem tbm a Super Teneré 1200 que está aí pra brigar, e a KTM. O problema das BMW realmente é o preço mais alto, e uma certa "elitização" das próprias concessionárias, parece que os vendedores são metidos... Mas como moto, pensando como viajante e em viagens longas, ainda fico com a minha GSA... Obrigado pelas considerações, e que vc tenha um bom ano de trabalho, para que possa sempre fazer as suas viagens de moto, e contar pra gente! Abçs!
    Se precisar de algo, é só chamar!