AVENTURA PELA AMERICA DO SUL 2013

Chegou o momento de partirmos para mais uma aventura. Agora para conhecermos os paises restantes. Lamentamos a falta de nossos amigos João Serra e Manja que por motivos pessoais não puderam nos acompanhar. Sairemos de Pelotas no Rio Grande do Sul dia 29-12-2012, entraremos na Argentina por Uruguaiana, depois Chile, Perú, Eguador, Bolivia, Venezuela, entrando no Brasil por Boa Vista e depois Manaus. Quando chegarmos a Manaus, vamos decidir como faremos para descer para o Sul. Ou de barco até Belem ou pela BR 319 até porto Velho.
DIA 30-12- Devido a contratenpos profissionais divemos que adiar por um dia a nossa saida. Pretendiamos ter saido dia 29. Partimos hoje as 6:20 da manhã. Paramos para abastecer em Dom Pedrito e chegamos em Uruguaiana as 11:45. Depois de fazermos os tramites na aduana, fomos a casa de cambio para trocar algum dinheiro. Fizemos um lanche e partimos as 13 horas em direcão a corrientes e depois ate Roque Saenz Pena, chegando as 19,30 horas no horario brasileiro. Ja em Corrientes recebemos um presente de 500 pesos.Embora o Regis ja havia nos avisado que moto não pode andar na pista principal e sim na pista lateral, não percebi que ja estava na Costaneira e tambem não vimnos nenhuma sinalizacão. Quando estavamos chegando na ponte fomos parados pela La Policia, e ai comecou a necossiacão. As multas aqui são todas baseadas em litros de gasolina. Comecou com 250 litros e terminou ficando em 75 litros. Ja estavmos cansados devido ao forte calor, resolvi bater o martelo pagamos e fomos embora depois de meia hora. So que agora depois da ponte tambem não se pode andar pela principal, mas la tem bastante placas. Tem que se tomar cuidado tambem em Roque Saenz Pena, que e a mesma coisa. O proprio guarda nos informou que em Cordoba tambem e assim. Ele preencheu a multa, depois eu coloco a foto. Com todo o atraso ainda rodamos 1104 KM. Ficamos no Hotel Aconcagua. A noite saimos para jantar e comemos um maravilhoso bife de chorisso regados a 2 litros de Stella Artois. RODAMOS 1104 Km.
DIA 31-12- As 7,30 apos o cafe saimos em direcão a Jujuy. Paramos para abastecer em Monte Quemado e mais umas tres vezes para tomar agua e fazer um lanche porque o calor estava escaldante. O termometro da moto chegou a marcar 42 Graus. A estrada esta em boas condicões ate Monte Quemado, depois comeca os buracos por mais ou menos 110 Km. depois melhora novamente. Chegamos no Hotel Fenicia as 15,15 horas. Embora ainda era cedo resolvemos ficar aqui porque o calor era muito grande e tambem não sabiamos se encontrariamos hospedagem em Susques. Como aqui e uma cidade maior e mais facil para encontrarmos restaurante aberto. Amanha eu conto como foi nosso Reveion. Desejamos a todos um FELIZ 2013 COM MUITA SAUDE PAZ E ALEGRIAS. RODAMOS 677 Km.
DIA 01-01- Comecando pelo nosso reveion. Fomos a uma parrillada onde serviram uma janta especial, com tudo incuido. Janta, bebidas, vinhos e ate champanhe. A carne estava otima. Com isso terminamos saindo tarde hoje. Debaixo de muita chuva que nos acompanhou ate a subida do Passo de Jama, onde a chuva foi embora e comecou a cerracão que não se enxercava quase nada. Saimos do hotel a uma temperastura de 20 graus e no Passo de Jama chegou a 7 graus. Perto do meio dia chegamos na aduana da Argentina onde aproveitamos para fazer um lanche e abastecer a moto, onde conhecemos um casal de motociclista de Florianopolis, o Giovane e a Cida. Fomos junto ate São Pedro de Atacama onde eles ficaram. E a primeira viagem longa deles. Seguimos ate Calama onde resolvemos ainda tocar ate Pozo Almonte. Jantamos no Proprio hotel. RODAMOS 907 Km.
DIA 02-01- Apos o cafe da manha saimos em direcão de Arica onde chegamos as 11,00 horas. Aproveitamos para abastecer e fazer um lanhe. Logo apos sequimos ate a Aduana do Chile com o Peru. Onde perdemos mais de duas horas. Sequimos ate Tacna, Moquegua, Arequipa e chegamos ate Camana ondde vamos passar a noite. Nos temos rodado bastante porque este trecho ja conhecemos. Nossa viagem na verdade comeca amanha a partir de nazca. RODAMOS 783 KM.
DIA 03-01- As 8,30 hoiras apos o cafe da manhã saimos de Camana em direcão a Nazca, chegando la as 13,00 horas. A viagem não rendeu muito porque a estrada e com curvas interminaveis e o vento lateral nos acompanhou o tempo todo em virtude de andarmos ao lado do Pacifico. Tambem tem se cuidar da areia na pista que isto e constante. Varias vezes chegamos numa curva e a pista estava tomada de areia. Quando chegamos a Nazca fomos direto ao aeroporto para comprarmos os boletos do passeio pelas linhas de nasca, ao custo de 110,00 dolares por pessoa.Aproveitamos a espera para fazer um pequeno lanche visto que não e recomendado comer muito. As 14,30 horas nos chamaram para entrar no avião, se e que aquilo pode se chamar de avião. A ultima revisão deve ter sido feita a 25 anos. Aquilo para levantar voo tremia mais que não sei o que, e depois no ar sacudia mais que carro em estrada esburacada. Fomos Eu a Gladis e dois Chineses. Mas correu tudo bem sem contratempos. No aeroporto encontramos quatro casais de Italianos que estão viajando pela America do Sul de moto. Um deles e a esposa de outro não aquentaram o tirão e vomitaram no TECO-TECO. Desceram mais branco que papel. As 16,00 horas saimos em direcão a Ica, onde passaremos a noite. Amanhã queremos chegar a Lima para assistirmos a largada do RALLY DACAR. A maioria das fotos ficarão para a volta, porque a internet nos hoteis e muito lenta. RODAMOS 543 KM.
DIA 04-01- Saimos as 9,00 horas de Ica e chegamos as 12,30 horas em Lima. tiro curto. Fomos direto procurar um hotel e logo apos saimos para almocar. Apos o almoco voltamos ao hotel e procurei na internet o endereco da revenda BMW visto que estava na hora da troca de oleo e filtro. As 15,00 horas chegamos a revenda a qual estava lotada de motos para revisão. Contamos 32 motos na oficina. Motos do Chile, Peru, Eguador, Colombia e Brasil. Tudo por motivo do Rally Dacar.A cidade esta cheia de motociclista de toda a parte do mundo. Falamos com o gerente e ele nos falou que estavam cheio de servico mas que dariam um jeito, mas que iria demorar um pouco. Eles trabalham ate as 18,00 horas mas nos saimos de la as 19,30 horas e ainda tinham moto para entragar hoje. Servico cem por centro, inclusive lavaram a moto, revisaram filtro de ar e pastilhas de freio. Como me falaram que as pastilhas de freio trazeiro aguentavam mais uns 5.000 KM, resolvi comprar um par para levar de reserva, porque se precisar eu mesmo troco. La encontramos tres motociclista do equador que estavam descendo para o chile, e quando souberam que estavamos subindo ao Equador, nos deram o enderco e telefone deles, para que se precisasemos de alguma coisa eramos para entrar em contato porque mesmo eles não estando la, a familia deles e amigos dariam um jeito para nos ajudar. Quando estavamos saindo chegou tres casais da Colombia para buscarem suas motos que tambem se prontificaram para ajudar se precisasemos de alguma coisa no Pais deles. O gratificante do motociclismo e isso, fazer novas amizades trocar informacões e se ajudarem mutuamente. RODAMOS 326 KM.
DIA 05-01-Levantamos cedo para assistirmos a festa da largada do RALLY DACAR. A largada comecou as 8,00 horas e foi ate as 13,00 horas. Participam do RALLY 196 motos, 40 quadriciclos, 161 carros e 75 caminhões. A festa e muito bonita, pena que não vai dar para ir acompanhando o rally porque o nosso destino e oposto. Felizmente consequimos ver a largada, que era um dos objetivos. Amanha pretendemos sequir viagem em direcão ao norte do Peru. RODAMOS 59 KM.
DIA 06-01- Apos o cafe da manha saimos em direcao a Trujillo onde queriamos pernoitar. Levamos quase 1,30 horas para sair de Lima. Foram cerca de 50 KM, rodando dentro da cidade, porque a Panamericana corta a cidade, e o transito mesmo sendo domingo e intenso, tambem a cidade possui cerca de nove milhoes de habitantes. Mesmo a estrada sendo boa, ela cruza por dentro de varias cidades e vilarejos com quebra molas e sinaleiras e a viagem nao rende. Chegamos em Trujillo as 15,30 horas e fomos ate o sitio arqueologico de Chan Chan que significa de Sol a sol, tambem conhecido como cidade de barro. Ela foi contruida entre os seculo 9 e 13. Toda construida em ADOBO ( barro). as muralhas possuiam mais de 10 metros de altura e 1.500 metros de extensao em forma de L. Era o palacio do Rei TIMO da cultura PRE INCA. A guia que nos acompanhou nos deu detalhes do templo, e suas origens. A visita valeu a pena. O Peru esta de parabens em preservar sua historia e cultura. Apos fomos procurar um hotel para pernoitar. ( As fotos vem depois, nao tinha WIFI). RODAMOS 595 KM.
DIA 07-01- Saimos de Trujillo as 8,30 horas, em direcão a Piura, são cerca de 450 KM, pelo litoral Peruano. A viagen não rende porque a cada 10 KM tem um vilarejo com 960 quebra-molas, 10 sinaleira, 3.000 TUC TUC, cortando por tudo que e lado. Chegamos em Piura as 14,30 horas. Como era cedo resolvemos seguir adiante, e saimos em direcão a Macara, fronteira com o Peru e Equador., Neste percurso encontrase na estrada, cabrito, porco, vaca, burro e galinha. A paisagem comeca a mudar. Saimos do litoral que e pura areia para uma paisagem montanhosa com bastante vegetacão. Tem que se registrar que mesmo o litoral sendo pura areia, a imensas areas cultivadas com vinhedos, aspargo, cana de acucar, milho e outros. A maioria com irrigacão com pocos artesianos. Isto mostra que no Brasil a falta de vontade do governo com o Nordeste. Chegamos a Macara as 16,30 horas e ai comecou a complicacão. Quando fomos dar a saida do Peru e carimbar o passaporte o camarada nos chamou para dentro da sala e disse que tinha multa. Perguntamos multa de que? Ele falou que fazia um ano que tinhamos entrado no Peru. Olhamos o passaporte e vimos que o carmbo de entrada en Tacna estava com a data de 02-01-2012. Dissemos a ele que tinham errado a data, pois os papeis da moto estavam com a data certa. Mostramos a ele tambem a edicão do passaporte que tinha data de 11-12-2012. Ele so falava que tinha multa. Eu pedindo o passaporte de volta dizendo que voltaria então por Tacna. Ele firme na decissão dele. Eu comecei a me alterar dizendo que a culpa era dos boca aberta de Tacna que não tinham mudado o ano no carimbo e que não daria dinheiro, porque a culpa não era nossa. Ate que um senhor de outro setor, resolver interferir, dizendo pro camarada que a culpa era erro deles e não tinham que ficar nos prendendo. Depois de 1,30 horas ele resolveu nos entregar o passaporte com o carimbo de saida. Liberados fomos ate a aduana Equatoriana para dar entrada no pais, sem problemas,ficamos apenas 30 minutos. As 18,30 saimos em direcão a Loja que fica distante 190 Km de curvas na subida da cordilheira. Chegamos as 21,30 horas depois de varios sustos, com vacas no meio da estrada. Estavamos entrando na cidade e na sinaleira pedi informacão para um senhor sobre o hotel, ele gentilmente nos levou ate um. Chegando ao hotel ele nos deu seu cartão e pediu para entrarmos em contato quando chegarmos a Cuenca, para ele nos levar conhecer a cidade. RODAMOS 776 KM.
DIA 08-01- Hoje apos o cafe aproveitamos para sair e conhecer um pouco da cidade de Loja. Visitamos o centro cultural da cidade e museus. E uma cidade com muitos predios historicos. Apos o almoco as 14,00 horas saimos em direcão a Cuenca. Distante a 200 km. São 200 Km de muitas curvas. Ate agora rodamos 400 Km dentro do Equador e a reta mais comprida deveria ter uns 500 metros, afinal estamos andando em cima da cordilheira. Chegamos em Cuenca as 5,00 horas e levamos mais de uma hora para achar um hotel, porque nenhum tinha garagem. O Equador e um pais totalmente diferemte do que imaginavamos, um povo educado, prestativo, cidades limpas, muito diferente que no Peru, que somente e limpo no centro de Lima porque na volta parece mais um lixão a ceu aberto e nos vilarejos que se passa e um cheiro forte de urina. A Gladis falou que e a cultura deles, mas para mim e relajamento mesmo. O transito no Equador tambem e bem diferente, bem organizado. O povo dirije como gente civilizada. RODAMOS 214 KM.
DIA 09-01- Hoje aproveitamos o dia para conhecer um pouco da historia de Cuenca. Cuenca foi fundada em 1557, colonizada por Espanhois mas a arquitetura tem forte influencia Francesa do estilo barroco e neo classico. Muitas igrejas foram construidas em cima de ruinas Incas. A nova Catetral foi fundada em 1885. Cuenca se tornou PATRIMONIO CULTURAL DA HUMANIDADE EM 1996 pela UNESCO. Por ser um Pais pouco conhecido por nos esta cada vez mais nos surpreendendo, positivamente. Tinhamos ideia que fosse parecido com o Peru, mas não tem nada a ver.Uma dica para quem viaja por conta propria, nesta cidades e procurar um CITY TOUR. Outra coisa que mudou bastante foi a temperatura. Saimos do Peru com 36 graus e em 3 horas de viagem ela baixou para 11 graus. Aqui a temperatura media e de 17 graus. Bem agradavel para viajar. Amanha pretendemos ir ate Quito, a segunda maior cidade do Equador, com mais de 2 milhoes de habitantes. RODAMOS 00 KM.
DIA 10-01- Hoje apos o cafe da manha as 8,30 horas saimos em direcão a Quito.São cerca de 500 Km de muitas curvas e cerracão, com muitos vilarejos pelo caminho. A viagem não rende. Chegamos a Quito as 15,30 horas e fomos direto procurar hotel. Levamos mais de 1,30 horas para achar um, porque estavam todos lotados e alem disso não tinham Garagem. Tivemos que sair um pouco do centro para encontar vaga. Amanhã ficaremos em Quito para conhecer. OBSERVACÃO: AS NOTAS DE DOLAR COM SERIE B2 NÃO SÃO ACEITAS NO PERU. RODAMOS KM.
DIA 11-01- Hoje aproveitamos o dia para conhecer a cidade de Quito. Pela manhã fomos ate a CIDADE DO MEIO DO MUNDO onde fica o marco de LATITUDE 0 0"0" da LINHA DO EQUADOR. Agora ja conhecemos a CIDADE DO FIM DO MUNDO (USHUAIA), e a CIDADE DO MEIO DO MUNDO. A tarde fizemos um CITY TUR pela cidade de Quito para conhecermos o centro historico. Conhecemos a Basilica de Quito construida em 1892 em estilo gotico desenhado por um arquiteto Frances, e tambem muitos outros lugares. Quito em 1978 foi declarada Patrimonio Historico e Cultural da Humanidade pela Unesco. Ela possui um enorme acervo cultural. Amanhã pretendemos seguir em direcão a Colombia. RODAMOS 65 KM.
DIA 12-01- Apos o cafe da manhã, saimos para mais uma etapa de nossa viagem, conhecer um pouco da Colombia. Eram 12,30 horas quando chegamos na Aduana. Os tramites ate que foram rapidos, levou cerca de 1,00 hora. Fomos em direcão a Ipiapolis que fica 5 Km da Fronteira. Deixamos a Pam Americana e rodamos cerca de 10 Km para conhecer o Santuario de Nossa Senhora do Rozario de Las Lajas, que fica no meio das montanhas. Deixamos a moto no estacionamento e descemos a escadaria. Numa altitudde de 2900 metros foi muito cansativo descer e subir, mas valeu a pena porque e uma obra de arte lindissima. Visitar este Santuario era um dos nossos objetivos. Saimos de la as 15,45 e subimos em direcão a Pasto. A estrada e sempre em curva, tivemos que esperar cerca de uma hora na estrada para passar porque estava em reforma. Quando estavamos a 20 Km de Pasto, pegamos uma chuva muito forte e mais cerracão. Chegamos no hotel as 19,30 horas porque enfrentamos uma grande tranqueira, reforma na estrada na entrada da cidade. RODAMOS 356 KM.
DIA 13-01- Saimos de Pasto as 8,00, seguindo para o norte da Colombia. Passamos por Cali e chegamos ate Tulua as 17,00 horas. Para quem gosta de andar em curvas tem que vir para o Equador e Colombia, so que e muito cansativo, pelo grande movimento de muitos caminhões e a viagem não rende. A musculatura dos bracos e pernas sofre muito. Entre ontem e hoje vimos grandes plantacões de cana de acucar e milho. RODAMOS 490 KM.
DIA 14-01- A saga das curvas continua. Saimos de Tulua as 8,00 horas em direcão a Cartagena. Sabiamos que não conseguiriamos chegar la hoje, mas procuramos rodar o maximo possivel. Passamos por Medelim as 13,00 horas, seguimos em frente. Apos Medelim a estrada esta mal consevada e com grande movimento de veiculos, para piorar as 16,00 horas baixou uma cerracão e a luz baixa da moto queimou, fomos com os faroletes ligados e tocamos ate as 18,30 horas onde encontramos um hotel junto a um posto de gasolina, onde resolvemos pernoitar. Aqui na Colombia as 18,00 horas ja e noite. O hotel ate bem bom com ar condicionado e cama boa.So que o chuveiro era o cano direto, que me vez lembrar uma historia la em Salto no Uruguai, que nosso grande amigo e companheiro de viagem deve se lembrar. Desde que entramos no Equador a faixa continua amarela e direta, para ultrapassagem a Gladis tinha uma moeda que jogava e via se dava Cara ou Coroa. Se dava Cara ultrapassava. Quando chegamos no hotel vimos que a moeda tinha duas caras. Mas estamos bem e vivos. Depois de Medelim vimos muitas plantacões de cafe, morro acima. RODAMOS 572 KM.
DIA 15-01- Depois de cafe saimos de Taraza em direcão a Cartagena, o inicio do Caribe Colombiano. A viagen ate que foi tranquila, mas o problema e a quantidade de vilarejos que se encontra pelo caminho com seus incontaveis quebra molas e sinaleiras (semafaros). O calor tambem incomodava. No Equador viajavamos em umatemperatura entre 11 a 25 graus, e aqui na Colombia de 28 a 40 graus, pelo termometro da moto. Imagina dentro das roupas. A seguranca na Colombia e grande. Muitas Policia e exercito nas ruas. O exercito esta presente em todas as pontes pelo caminho. Chegamos em Cartagena as 15,30 horas. Deixamos a moto no hotel e fomos ao centro historico para conhecer um pouco e aproveitamos para comprar os tiques para visitar as ilhas do Caribe Colombiano. Apos a janta voltamos ao hotel porque teriamos que levantar cedo para ir ate o porto para pegar o barco. RODAMOS 433 KM.
DIA 16-01- Levantamos as 6,00 horas porque ate as 7,00 horas teriamos que estar no porto. O barco saiu as 8,30 horas com 300 pessoas a bordo. Sequimos para um Arquipelogo composto por 27 ilhas distante a 46 Km. Passamos primeiro em uma ilha para visitar o Oceanario. Esta parte da viagem ja valeu a pena, com apresentacoes dos Golfinhos e Tubarões. Apos seguimos ate a ilha Baru na praia areias brancas onde almocamos e tivemos algum tempo para aproveitar a praia. A agua e transparente. Se ve o fundo do mar com 12 metros de profundidade. Chegamos de volta a Cartegena as 18,00 horas e ja aproveitamos para ir ate a Cidade Historica para jantar. Chegamos ao hotel as 21,00 horas. No Equador e Colombia a alimentacão e cara. No Equador a gasolina e barata mas na Colombia o preco regula com o Brasil. Eu que gosto de um vinho, so estou na cerveja, porque o Equador e Colombia não produzem so importam e me pediram mais de cem reais uma garrafa. RODAMOS 00 KM.
DIA 17-01- Hoje pela manha apos o cafe resolvi dar uma revisada na moto, conferir as pastilhas de freio para ver se não estava na hora da troca. Da para rodar mais uns KM. Apos saimos para conhecer o forte de São Felipe. Muito bonito , tem-se uma visão geral da cidade. Terminamos o passeio e voltamos ao hotel para arrumar as coisas e pegar a moto. Saimos por volta de 12,00 horas em direcão a Santa Marta distante 200 Km, chegando por volta das 15,30. Como ainda era cedo resolvemos seguir viagem ate Riohacha chegando as 17,30 horas. Pretendemos entrar na Venezuela amanha porque tivemos informacões que no sabado e domingo a fronteira fica fechada, e não queremos perder dois dias ali. Para se despedir da Colombia saimos para jantar e comemos um prato variado de frutos do mar. Riohacha fica a beira do mar do Caribe. RODAMOS 401 km>
DIA 18-01- Saimos as 9,00 horas de Riohacha e fomos em direcão a fronteira distante a 100 Km. Chegamos as 10,30 para dar saida da Colombia ate que foi rapido, mas quando chegamos para dar entrada na Venezuela a coisa complicou, muita gente e desorganizacão. Calor do cão e esperando na fila no sol, isto que o pessoal dos carros mandou passar na frente. A bricadeira toda demorou tres horas. Finalmente entramos na Venezuela, barreira a cada 2 Km alem dos inumeros quebra molas. Estrada em pessimas condicões ate El Mojan. Pretendiamos seguir a Coro, mas chegamos em Maracaibo somente as 16,00 horas e faltava ainda quase 300 Km, então resolvemos ficar por aqui, para não pegarmos a noite porque muitas pessoas falam que não e aconselhado. Ate a entrada de Maracibo a impressão que tivemos e pessima, Muita sujeira, a beira da estrada as arvores ate parecem arvore de natal de tanta sacolas plasticas depinduradas e mais garrafas plasticas pelo chão. Espero que esta ma impressão se desfaca daqui para frente. RODAMOS 202 KM.
DIA 19-01- Saimos somente as 9,00 horas da manhã de Maracaibo, porque no hotel so a partir da 8,30 e que serviram o cafe. Passamos pelo centro da cidade e saimos em direcão a Coro. Na saida de Maracaibo antes da auto estrada passamos por uma ponte com 9 Km de extenssão de onde se tem uma visão geral da cidade. Perto das 13,30 horas chegamos a Coro onde fizemos um lanche e abastecemos a moto. Continuemos viagem ate chegarmos em Maracay as 18,00 horas onde pernoitaremos. Quanto aos carros velhos que todo mundo fala praticamente so existe na fronteira ate El Mojam, porque depois de Maracaibo o que se ve e muito carro novo. Carros grandes e camionetes de luxo, so que não são a oleo disel e sim a gasolina. Ate se ve algum carro antigo mas são poucos. Quanto ao transito ate que e tranquilo. Não e nada mais do que uma cidade como Porto Alegre, Curitiba ou São Paulo na hora do pique. As estradas ate que são boas com diversas auto estradas. So se tem que ter cuidado porque não existe acostamento e os carros, caminhões e onibus param em cima da faixa. Para quem ja passou por La Paz na Bolivia duas vezes, isto aqui e tranquilo. Quanto a acidentes isto pode acontecer em qualquer lugar, ninquem esta livre. Amanhã pretendemos seguir viagem ate Puerto de La Cruz passando por Caracas. Na Venezuela exite alguns absurdos. vamos as contas. U$ 1,00= R$ 2,14 ////// U$ 1,00= 13 Bolivares.////// Abasteci a moto duas vezes que deu 50 litros de gasolina e paguei o valor de 4,50 bolivares. Fazendo as contas o litro da gasolina saiu R$ 0,015. Isto e meus amigos fazem as contas para acreditar, ou seja a gasolina saiu um centavo e meio o litro isto que era gasolina de 95 octanas, a mais cara. O absurdo e que para dar uma mijada eles cobraram 1 bolivares, então isto significa que na Venezuela o mijo e mais caro que gasolina. RODAMOS 616 KM.
DIA 20-01- Saimos dde Maracay as 8,30 horas, e passamos por Caracas as 10,00 horas e seguimos em frente em direcão a Purto de La Cruz chegando as 14,30 horas e fomos direto ao porto para comprar os tickes do ferry que nos levaria ate a Isla Margarita. Chegamos ao guiche e nos informaram que so teria para o outro dia. Quando iamos saindo encontramos um casal de motociclistas que estão viajando pela America do Sul a seis meses. Ele Sul Africano e ela da Turquia. Fomos conversar com eles e nos disseram que havia outra companhia e que ainda havia vaga. Fomos ate la e compramos as passagens. Saimos as 18,00 horas e chegamos na Ilha as 22,45 horas e ainda rodamos 28 Km ate a cidade de Porlamar para encontrar um hotel para o pernoite. A ilha fica distante cerca de 150 Km da costa. RODAMOS 486 KM.
DIA 21-01- Pela manhã voltamos ao porto para comprar os tickes de retorno e so conseguimos para o dia 23 as 19,00 horas. Teremos que ficar aqui no Caribe durante estes 3 dias. Que sacrificio! Depois saimos para conhecer um pouco da ilha. No almocõ comemos um pelo churrasco de peixe espada, acompanhado de um gostoso vinho Argentino. Na Venezuela os precos são bem razoaveis, tanto na alimentacão como hoteis. RODAMOS 56 KM.
DIA 22-01- Hoje apos o cafe resolvemos sair para conhecer a ilha. Como faz muito calor resolvemos não sair de moto e sim alugar um carro. Alugamos um Optra da chevrolet, com ar condicionado e cambio automatico. Demos a volta em boa parte da ilha, passando por varias praias e visitando seus pontos turisticos. RODAMOS 213 KM CARR0.
DIA 23-01- Apos o cafe saimos para procurar um mecanico para trocar o oleo da moto. Depois de procurar um pouco achamos uma oficina onde tinha uma XT 660, uma Gold Wind e uma BMW GS 1000 ano 1986. Chequei e falei com o proprietario, e ele me informou que so trabalhava com eletrecidade. Conversando com ele eu lhe falei que eu mesmo trocaria so precisaria de um recepiente poara aparar o oleo, foi quando ele colocou sua oficina a nossa disposicão. Fomos ate um posto a uma quadra dali e comprei o oleo. Durante a troca tivemos uma boa conversa, foi quando ele falou que a BMW 1000 ano 1986 era dele, a qual ele usava para ir aos moto encontros e viagens e que ele so vende para comprar uma GS 1200. Seu nome e Felix Salasar e participa de um moto grupo chamado MOTEROS DEL CARIBE, o qual quero agradecer pela boa vontade em nos ajudar. Na parte da tarde saimos em direcão ao porto onde teriamos que pegar o ferry de volta ao porto de La Cruz. Embora o ferry so sairia as 19,00 horas, teriamos que estar la duas horas antes. Saimos pontualmente as 19,00 horas e chegamos em La Cruz as 23,30 horas indo direto procurar um hotel que achamos rapidamente. RODAMOS 32 KM,.
DIA 24-01- Saimos do hotel as 8,30 horas em direcão a fronteira com o Brasil. Fomos ate El Calao. O problema e que a cada vilarejo que se passa, perde-se muito tempo pelo motivo de a rodovia atravessar as cidades e as feiras livres estao por toda a parte. Como ja era 17,00 horas resolvemos ficar na primeira cidadesinha que encontrasemos. RODAMOS 595 KM.
DIA 25-01- Apos o cafe saimos para os ultimos Km dentro da Venezuela. Foram 470 Km ate a cidade Santa Helena de Uarem, passando pela Grande Sabana. Estrada muito boa, onde deu para desenvolver uma velocidade media boa. O calor que estava insuportavel chegando a 38 graus. Chegamos na aduana as 13,30 horas onde fizemos os tramites da ultima aduana de nossa AVENTURA PELA AMERICA 2013. Rodamos um pouco mais de 200 Km e estavamos em Boa Vista capital de Roraima chegando as 17,00 horas. A noite saimos para jantar e comemos um delicioso file de dourado assado na telha. Ja estavmos com saudade do sabor da comida brasileira. Não deu para atualizar o blog antes porque não tinhamos internet. Amanhã pretendemos sair em direcão a Manaus. RODAMOS 647 KM.
DIA 26-01- Queriamos sair mais cedo mais terminamos nos atrazando e saimos somente as 9,15 horas de Boa Vista. A estrada esta em muito boas condicões o que deu para empreender uma boa velocidade de cruzeiro. Rodamos todo o tempo em torno de 140 Km/h, tanto que a velocidade media durante o dia foi de 114 Km/h. Fizemos uma parada para abastecimento e umas quatro para se reidratar visto que o calor aqui e muito forte. Numa destas paradas conhecemos dois gauchos e uma rondoniense, que agora estão morando em Manaus. O Ricardo a Estefani e o irmão dele. Todos muito simpaticos. Seguimos viagem ate Manaus. Na entrada da cidade AS 17,30 horas um motociclista com uma XT 660 enconstou ao lado e fez sinal para pararmos. Perguntou se nos ja conheciamos a cidade. Quando lhe disse que iriamos procurar um hotel ele se prontificou para nos levar ate um onde ficam muitos motociclistas em viagem. Na conversa ele nos disse que era mecanico de moto e se precissasemos de alguma coisa era so ligar para ele, inclusive se quisezemos conhecer a cidade ele se prontificou para servir de guia. O nome dele e Lindomar e se algum motoviajante precisar de algum mecanico em Manaus o endereco e Rua Pimenta Bueno n- 48, Bairro São Francisco Tel. 36114280. A noite saimos para jantar e comemos um Pirarucu grelhado. RODAMOS 783 km
VISTA DO QUARTO DO HOTEL, A PONTE QUE LIGA MANAUS A LUGAR NENHUM.
DIA 27-01- Pela manhã saimos, fomos ate o porto para nos informar sobre os barcos que vão ate Belem e Porto Velho. A tarde fomos ate a Policia Rodoviaria para saber sobre as condicões da BR 319. O comandante da Policia nos informou o que ja imaginavamos. Dos 700 Km que separam Manaus de Humaita, 400 Km são de terra em mau estado. Atraves da pagina do Clube da XT 600 descobri o email de Genghis Sousa, morador de Manaus. Enviei-lhe um email solicitanmdo mais informacões sobre a 319. Prontamente ele respondeu e sugeriu que nos encontrassemos. A noitinha ele passou no hotel e fomos ate a praia de ponta Negra. La estavamois conversando quando chegou o Luciano e a familia, amigos dele. Ele faz parte do grupo BODES DO ASFALTO e o Sousa faz parte do moto grupo 100% Amazonia. Eles nos deram informacões mais precisas. Quando ja estavamos saindo chegou mais um amigo o Clark, que ja passou pela 319 algumas vezes. Depois de todas as informacões resolvemos encarar a 319, mesmo sendo epoca de chuvas. RODAMOS 31 KM.
DIA 28-01- Hoje saimos para comprar alguns alimentos, agua e equipammentos para encarar aventura. Provavelmente ficaremos alguns dias sem postar no Blog. A noite saimos para jantar na companhia do Genghis Sousa, Lucio e familia e do Clark. Comemos uma gostosa caldeirada de peixe e um delicioso pirarucu amilanesa. Agradecemos a exelente acolida e companhia que tivemos de nossos novos amigos motociclistas em Manaus.
DIA 29-01- Levantamos aS 4,30 horas para carregar a moto e sair para pegar a primeira balsa para Careiro da Varzea, terminamos pegando a segunda porque a primeira ja estava lotada. Conforme combinado na noite anterior o amigo Clark iria nos acompanhar nos primeiros 150 Km. Abastecemos a moto em Castanho que era o ultimo posto antes de Humaita. Rodamos mais 50 Km de asfalto onde nos despedimos do Clark. A partir dai comecou a ser so estrada de terra. No inicio da 319 não parecia ser tão ruim ate que apareceu a primeira passagem pelo barro, a Gladis desceu da moto e eu passei sozinho. Seguimos mais um pouco e barro novamente, mesmo sozinho foi complicado, primeira derrapagem e a moto tombou. Foi uma briga levantar e tira-la do barro. O barro gruda mais que merda em tamanco. Seguimos em frente mais um pouco, outra derrapada no barro. Desta vez foi mais dificil levantar a moto. Tivemos que esvaziar os baus para ficar mais leve, dai consequimos levanmta-la e tira-la do barro. A coisa estava ficando complicada pois a chuva estava chegando. Conversamos e resolvemos retornar para Manaus, so nos dois ia ficar muito dificil, pois a moto e muito pesada e no barro fica mais ainda. Não valeria a pena ariscar nossa saude. Esta aventura da 319 ficara para o futuro quando aparecer um companheiro maluco como nos, porque entre duas ou mais motos da para encarar. Voltamos a Manaus onde chegamos as 21,00 Horas. RODAMOS 454 KM.
ENCONTRO DAS AGUAS, RIO NEGRO COM RIO SOLIMÕES
DIA 30-01- Apos o cafe fomos ate o porto ver se tinha barco para Belem ou Porto Velho naquele dia. Consequimos passagem no barco para Belem que sairia as 13,00 horas. Voltamos ao hotel arrumamos as coisas e retornamos ao porto. Carregamos a moto e ja havia outra, uma BMW GS 800 com placa de Brasilia. Colocamos as coisas no camarote e saimos a procura do dono da GS 800. Descobrimos logo pela camiseta que usava. Chegamos para falar com ele, qual a surpresa ja nos conheciamos. Nos encontramos no ano passado na aduana em Colom na Argentina quando retornavamos da Carreteira Austral junto com o Serra e a Manja. Ele estava viajando com a esposa um em cada moto. O nome dele e Paulo Stangler e tem o blog: viagensdemotominhapaixão.com. E mais uma prova que o mundo para os motociclista e pequeno. Como o barco atrasou e iria sair so as 16,00 horas fomos almocar, e tomamos uma torre de choop para comemorar o reencontro. Terminou o barco saindo so as 17,50 horas.
POSTO DE ABASTECIMENTO FLUTUANTE NO RIO AMAZONAS
DIA 31-01- A viagem no barco e uma monotonia. Agua, costa verde, chuva e jogando conversa fora sobre viagens de moto. Eu e o Paulo compramos uma garrafa de whisky para ajudar a passar o tempo enquanto conversavamos.
DIA 01-02- Depois do barco passar por alguns vilareijos chegou a Santarem as 6,00 horas da manhã. Nos e o Paulo descemos e fomos dar uma volta pela cidade para conecer visto que o barco so sairia as 12,00 horas. Fomos ao Super mercado para fazer umas compras e renovar o estoque de whisky visto que a comida no barco e uma droga. Aproveitamos para almocar um gostoso Pirarucu regado a cerveja. Retornamos as 11,50 quando fomos informados que atrasaria para sair, porque não tinha combustivel. Soubemos depois que ninquem queria vender para eles porque a compania estava devendo aos postos. Nos deixaram presos no barco sem acesso a saida. O combustivel so chegou as 17,00 horas e saimos as 18,00. Os passageirtos estavam todos iritados com o atraso. Falam que este barco de nome NELIO CORREA sempre atrasa e não cumpre os horarios. Nesta viagem ele so atrasou 12 horas.
DIA 02-02- So se ve agua, agua, mato, mato, conversa fora.
DIA 03-02- Depois de quatro dias de marasmo chegamos a Belem as 22,00 horas. Descarregamos as motos e sequimos em direcão ao centro para achar um hotel. Ja era meia noite. So tomamos umas cervejas e fomos deitar.
DIA 04-02- Conforme combinado na noite anterior nos encontramos com o Paulo as 8,00 horas para tomar cafe. Logo apos saimos de Belem em direcão a Castanhal rodamos mais 40 Km e chegou a hora de nos despedirmos porque Ele sequiria em direcão a Recife onde quinta feira seu filho estaria de aniversario e nos pegariamos em direcão ao Sul pela Belem-Brasilia. Descemos direto ate Imperatriz no Maranhão onde pernoitamos. RODAMOS 612 KM.
DIA 05-02- Apos o cafe saimos as 9,00 horas para mais um dia de estrada. A Estrada ate que não esta tão ruim. So tem que se ter cuidado com algumas panelas que de vez enquanto aparecem e com o movimento de caminhões fica mais dificil. As 11,00 horas comecou a chover e chuva muito forte que nos acompanhou ate as 16,00 horas. Seguimos ate as 18,30 horas e chegamos a Gurupi ja no estado de Tocantins onde pernoitamos. RODAMOS 779 KM.
DIA 06-02- Novamente as 9,00 horas saimos para o sul saindo do estado do Tocantins e entranto no estado de Goias passando por Goiania e descendo para o Sul em direcão ao Estado de Minas Gerais. Entramos no Estado por Itumbiara onde resolvemos pernoitar. A cada dia a viagem esta rendendo um pouco mais porque os quatro dias no barco nos deixou um pouco enferrujados.
RODAMOS 852 KM. DIA 07-02- Saimos novamente as 9,00 horas da manhã, Atravesamos Minas Gerais, São Paulo passando São jose do Rio Preto, Ourinhos, entrando no estado do Parana. Logo apos a cidade de ventania comecou a chuva forte que nos acompanhou ate Ponta Grossa que nos chegamos as 19,30 horas onde resolvemos sequir ate Curitiba sempre com chuva chegando no hotel as 21,00 Horas. RODAMOS 992 KM.
DIA 08-02- Pela manhã resolvemos dar uma volta por Curitiba para fazer umas compras. Iamos passar o dia em Curitiba, mas como estava chovendo muito resolvemos encarar uma estrada. Saimos as 13,00 horas em direcão a florianopolis. Queriamos evitar as tranqueiras do feriadão, mas não adiantou porque na descida da serra ja tinha congestionamento, e depois pegamos outro na entrada e saida de Florianospolis. Sequimos viagem sempre com muita chuva. Em Laguna outro congestionamento. Tocamos ate Tubarão onde chegamos as 20,00 horas para pernoitar. Amanhã pretendemos chegar a Pelotas e encerrar a viagem na Avenida Bento. Voltando um pouco atras, pretendiamos passar por Brasilia, mas o tempo estava curto e como nosso amigo Paulo no convidou para ir ao encontro do MOTO CAPITAL em julho, então ja e uma desculpa para voltar a Brasilia. RODAMOS 413 KM.
DIA 09-02- Apos o cafe iramos partir para o ultimo dia de nossa viagem pela AMERICA DO SUL. Mas como faltava poucos km para chegar em casa, resolvemos ir visitar nossos amigo GENTIL E CIMARA que moram em Tubarão e que possuem uma loja acessorios e roupas para motociclistas, www.motobam.com.br. Ficamos prosseando ate as 12,00 horas quando resolvemos partir para a ultima etapa de nossa viagem. Nos despedimos e pegamos a estrada. Estrada boa toda duplicada e com movimento no sentido contrario a nos, no sentido Capital praia. Rodamos tranquilo chegando em casa as 18,00 horas. Contentes por chegar em casa mas tristes pelas ferias terem acabado. Foram 42 dias de muita aventura e conhecimentos de diferentes culturas. RODAMOS 574 KM.
DAQUI A ALGUNS DIAS COLOCAREI OS DADOS TOTAIS DA VIAGEM, COMO QUILOMETRAGENS TOTAIS E DESPESAS.

1. ESTOU ESPERANDO NOTICIAS, BOA VIAGEM, FIQUEM C DEUS.
    DINDO

2. Sei que a viagem de vocês será coroada de êxito. Curtam bastante. Já estamos ansiosos pela volta. Que DEUS os protejam.

3. Olá Eliseu e Gladis! Em breve iremos em direção às Guianas. Oxalá possamos nos encontrar. Boa viagem para vocês. Aproveitem o passeio.

4. AGRADECEMOS AOS AMIGOS QUE NOS ACOMPANHAM.

ELISEU E GLADIS.

5. PÔ! Rodando bastante meu irmão! Claro, agora não tem os freios de mão. Sempre tem uma coisinha pra incomodar, mas, como diz o amigo Valério: Isso é coinha pra gaucho. Manda esses gurdas longe, não deixem que eles estraguem a viagem. Sigam com DEUS.

6. Boa Viagem!! Sigam com Deus!! Por aqui o calor tb está grande. Bjos.

7. AÍ MINHA GENTE, JÁ DERAM UMA GRANINHA PROS CARAS. NÃO TEM NADA VÃO EM FRENTE E ESQUEÇAM.
    UM FELIZ 2013, MUITAS RUTAS, FIQUEM COM DEUS. ESTOU ACOMPANHANDO-OS.
    HOJE(2/1/13) ESTÁ FAZENDO 24ºG AQUI. BOM P ANDAR DE MOTO

8. Aí Elizeu e Gladis!
    Boa viajem. Estaremos acompanhando voces por aqui.
    Abração.

9. Elizeu e Gladis
    Estamos aqui na torcida, chegamos de Punta na 3ª feira direto ao PC para saber de voces, Graças a Deus tudo bem até agora, a graninha p/la policia faz parte já vai computada nas despesas de viagem.
    Abração do Régis e da Jane

10. MAS BAHAAAAAA TCHE
    VCS DESTE GEITO VÃO ENGOLIR A AMÉRICA EM 10 DIAS, HAHAHA, MAS AGORA É QUE VEM AS NOVIDADES, ESTOU AGUARDANDO AS NOVIDADES, FELIZ RUTAS, E BOA VIAGEM, FIQUEM C DEUS.
    DINDO

11. Fico apreensiva quando não tem notícias. Mas sei que tudo está correndo bem e com muita novidades, embora passando novamente pelo mesmo local.Continuem esta aventura, agora sim de surpresas e mais e mais...
    Um abração

Manja

12. OI ELISEU/GLADIS (4 DIAS DE VIAGEM)
    ESTOU FAZENDO O ROTEIRO C KM PARCIAL E TOTAL, ATÉ AGORA VCS ESTÃO RODANDO CFE. ABAIXO:
    TOTAL KM/RODADOS (CAMANA)= 3471
    MÉDIA DIARIA EM KM = 867,75
    A TENDÊNCIA A PARTIR DE AGORA É BAIXAR A MÉDIA.
    CONTINUEM ENVIANDO NOTICIAS DIARIAS E TERAS O ROTEIRO PRONTO NA CHEGADA.
    BUENAS RUTAS, FIQUEM COM DEUS.

13. Muito bom !!!
    Se comportaram bem no avião... Só imagino o frio na barriga...Sigam com Deus!
    Manja

14. Não colocaram a km do dia, não pude colocar na planilha do roteiro, mas tudo bem, e o passeio, valeu a pena? São bonitos os sinais, visto lá de cima? São grande mesmo?
    Gente continuem aproveitando a viagem, tudo que puderem fazer, façam, a vida é uma só, aproveitem.
    Buenas rutas, fiquem c Deus.
    Dindo

15. Gostei do Teco Teco que tremia todo. kkkk.
    Continuamos acompanhando por aqui.
    Boa viajem.
    David e Helena

16. Desejo aos amigos tudo de bom nesta nova trip, que DEUS acompanhe vcs sempre!!!
    Dia 11 Jan começo minha jornada sempre que der vou dar uma passadinha por aqui para ter noticias.

17. É isto ai amigos!
    Nós aqui sempre na expectativa da aventura.Conversar e trocar ideias com outros motociclistas sempre nos proporciona segurança e um estimulo a mais para continuar a viagem. Sigam com Deus.

18. Oi Eliseu/Gladis
    Que bom que estão fazendo todo o programado, se vcs virem a saida do Paris Dakar, batam bastante fotos, são maravilhosas, depois é só colocar na internet, para os amigos verem.
    Buenas Rutas, fiquem c Deus
    Dindo

19. Deve ter sido muito legal ver a largada do Dakar e esse encontro com outros motociclistas tambem.
    Ficamos acompanhando por aqui.
    Boa viagem,
    Davie e Helena.

20. Muito linda as fotos e mais, ver vocês compartilhando deste evento que sempre é algo a mais para o motociclismo. Sigam com Deus.

Manja, João e Lili

21. Oi Eliseu/Gladis
    Isto é p quem pode, já pensou ver a saida de um Rally Dacar, é demais, parabens gente, isto é p poucos.
    Agora continuem a viagem, dando as descrições, que nos estaremos acompanhando-os.
    Buenas Rutas, fiquem c Deus
    Dindo

22. Show de viagem Eliseu e Gladis.
    Abs e suerte!!!

23. OI ELISEU/GLADIS
    QUE POSSO DIZER, SENÃO "MORRO DE INVEJA, POIS ESTA VIAGEM EU GOSTARIA DE ACOMPANHA-LOS" HAHAHAHA, ISTO AI GENTE, VISITEM TUDO QUE PUDEREM.
    ESTAREI SEMPRE ACOMPANHANDO-OS, TORCENDO PARA QUE TUDO CORRA BEM.
    UM GRANDE ABRAÇO, BUENAS RUTAS, FIQUEM COM DEUS
    DINDO

24. Estamos acompanhando, atentos...
    Sigam com Deus!!!

25. Eliseu/Gladis
    Continuem aproveitando e contando tudo.
    Vão com Deus!!!

26. Vai firme Eliseu/Gladis, estamos torcendo por voces, quando entro aqui e tem mais notícias grito para Ieda veem que tem mais novidades do nossos amigos Eliseu e Gladis e leio em voz alta. Vcs sabem ficamos felizes, estamos viajando juntos. Que os Budas protejam Vcs, aguadamos mais fotos e notícias. Beijos.

27. Eliseu e Gladis
    O que o Miro escreveu acontece aqui em casa também, quando chega notícias de voces vou correndo na oficina ler para o Régis. Continuem aproveitando e um grande abraço.

28. ELISEU/GLADIS
    ATÉ QUE ENFIM ALGUEM COMPROU UMA BRIGA COM OS ADUANEIROS, PUXA DÁ MUITA RAIVA O CARA SER MORDIDO E FICAR PORISSO MESMO, PARABENS. QUANTO A VISITA QUE FIZERAM AS RUINAS NO PERU, JÁ AS TINHA VISTO NA INTERNET, LINDAS, ISTO GENTE, NÃO DEIXEM NADA DO QUE PUDEREM VER P TRAS, VISITEM TUDO.
    BUENAS RUTAS, GRANDE ABRAÇO, FIQUEM C DEUS
    DINDO

29. Conosco também acontece como o Miro e a Jane, quando há notícias... É uma alegria só...
    Mas estes percausos nós tira do sério, pois não temos esta maldade que eles veem e se aproveitam da confiabilidade que temos nos primeiros aduaneiros.Isto é um alerta para olhar as datas nas outras aduanas...(Sim... Sim... Sim...como fiz o Eliseu.)
    Abroços e Sigam com Deus.
    Manja, João e Lili

30. Tudo muito lindo!
    Manja

31. Eita, Eliseu, vc é o cara, sempre viaja em janeiro, e é coisa grande! Sempre te acompanho, parabéns pela viagem, estou te seguindo. Cuidado na Venezuela, dizem que é meio complicado, transito louco, etc... Sinceramente não sei se vale a pena passar por lá!
    Agora a Colombia todos dizem ser sensacional!
    Um grande abraço e sigam com Deus!
    Marcio A. Roberto - Campo Grande/MS

32. OI ELISEU/GLADIS
    ISTO AÍ GENTE, APRECIEM TUDO DE BOM QUE EXISTIR POR ESTA GRANDE AMÉRICA. APROVEITEM, TESTEM AS COMIDAS P NOS CONTAR DEPOIS O QUE TEM DE BOM E O QUE TEM DE RUIM POR AÍ.
    CONTINUAREI APRECIANDO SEUS RELATOS E TORCENDO P QUE TUDO CORRA BEM.
    BUENAS RUTAS, MUITA ALEGRIA, MUITA PAZ, FIQUEM C DEUS.

33. Gladis e Eliseu !
    Até agora não tinha visto uma foto tão bonita e origial como este casal de equatorianos. FANTÁSTICO o ponche dele e os lindos brincos,as longas tranças dela. Gladis! "Nada me surpreende depois que aquele cara dançou em Taquile..."
    Estamos curtindo muito vocês...
    Manja,Serra e Lili

34. A FOTO ESTÁ ÓTIMA. E AS OUTRAS TAMBEM, CONTINUO LENDO TUDO E APRECIANDO.
    UM GRANDE ABRAÇO, BUENAS RUTAS, FELICIDADES, FIQUEM C DEUS.

35. OI ELISEU/GLADIS
    ESTAS OBSERVAÇÕES SOBRE DOLAR SÃO IMPORTANTES P OS VIAJANTES. NO MAIS TUDO BEM, FAÇAM BELOS PASSEIOS EM QUITO. E QUE TUDO CORRA BEM.
    BUENAS RUTAS, MUITA ALEGRIA E PAZ, FIQUEM C DEUS.
    DINDO

36. Grande passeio Eliseu e Gladis, sigam em frente.
    Buenas rutas com diz o Dindo.
    Abração.

37. Ai Eliseu e Gladis parabéns e uma bela viagens mesmo, abraços Eder

38. Estamos curtindo a viagem com vcs!! Grd Bjo.

39. Apesar de não postarmos com a velocidade dos relatos da viagem, estamos atentos a todos detalhes narrados: quilometragem, tempo rodado, dificuldades de hotéis, alimentação, abastecimento. . .acaba que como disse, estamos na garupa virtual claro. Um beijo a esses Aventureiros, já célebres e determinados!

40. ELISEU/GLADIS
    MOTOCICLISTAS, ONDE VCS ESTÃO?? ESTOU AGUARDANDO NOTICIAS, ENGANO MEU, OU A DOIS DIAS NÃO TEM NADA DE VCS NO BLOG. ESPERO QUE TUDO ESTEJA CORRENDO BEM.
    BUENAS RUTAS, MUITA ALEGRIA, FIQUEM C DEUS.
    DINDO

41. Espero que encontrem logo uma internet...estamos com saudades...

Manja, Serra e Lili

42. Aguardando noticias,grande abraço,Zeluiz.

43. Eliseu e Gladis !
    Ufa! Que bela notícia...belas fotos... muitas curvas e montanhas...
    Manja,Serra e Lili

44. Eliseu e Gladis
    Finalmente acabou nossa espera, graças a Deus voces estão aproveitando bem essa viagem. Continuamos aqui na expectativa .......
    Continuem com DEUS

45. Grande Eliseu e Gládis! Muito legal as fotos. Será que não teve um discontínho pelo chuveiro não ter o ralo? Não sei não!
    Um abraço. Que DEUS os protejam.

46. OI GLADIS/ELISEU
    LINDAS AS FOTOS E MUITO BOA A DESCRIÇÃO DA VIAGEM, SE QUISERES VER TUA TABELA COM QUILOMETRAGEM E MEDIA, VERIFICA NO TEU EMAIL O ANEXO.
    CONTINUA ENVIANDO NOTICIAS.
    BUENAS RUTAS, MUITA SAUDE, FIQUEM COM DEUS.

47. OI DUAS CARAS
    COMO É QUE ESTÁ A COISA POR AÍ, TUDO BEM? AQUI TODOS BEM, MAS BAHHH, DUAS CARAS É DEMAIS PRO VELHO, EU TERIA DADO DE CARA COM UM CAMINHÃO, HAHAHAHAHA
    UM ABRAÇÃO, AGUARDO NOTICIAS
    BUENAS RUTAS, MUITA SAUDE, FIQUEM C DEUS
    DINDO

48. Fantástico! Que maravilha esta água ! Estas fotos. Este passeio.
    Sigam com Deus
    Manja, Serra e Lili

49. Lindo todas as fotos imagino ao vivo.
    Abração, aproveitem!!!!!

50. OI DUPLA
    QUE PASSEIO FANTÁSTICO, TERÃO MUITA HISTÓRIA P CONTAR. EU ESTOU NO AGUARDO DAS MESMAS, VAMOS TER MUITA CONVERSA P JOGAR FORA. AS FOTOS SÃO LINDÍSSIMAS, IMAGINO A VIAGEM.
    BUENAS RUTAS, FELICIDADES, MUITA SAUDE, FIQUEM C DEUS.

51. Oi Eliseu e Gladis!
    Fotos lindas, locais maravilhosos.
    Sem vinho, só na cerveja então, eheh!
    Sigam em frente que continuamos acompanhando.
    David.

52. OI ELISEU/GLADIS
    ESTOU C PENINHA DE VCS, SEM VINHO SÓ C CERVEJA, ACHO QUE VCS DEVEM ESTAR EMAGRECENDO MUITO, PELO QUE VEJO NAS FOTOS, CADA PRATO QUE FICO BABANDO. TUDO BEM O QUE SE PODE FAZER, VCS GOSTAM É DE VINHO, EU VIVERIA MUITO BEM COM SÓ COM ESTAS PEQUENAS GULUSEIMAS. HAHAHAHA
    ISTO AÍ GENTE, CONTINUEM A VIAGEM.
    BUENAS RUTAS, MUITAS FELICIDADES, MUITA SAUDE, MUITA PAZ, FIQUEM C DEUS.
    DINDO

53. Continuem com Deus que nós aqui estamos na garupa sem perder nenhum detalhe.
    Abração

54. NA TERRA DO PETROLEO, C CHAVES NO PODER, JÁ TINHA LIDO ALGO A RESPEITO, AGORA FICO A ACREDITAR NO QUE LI. AMIGOS ISTO NÃO É NADA P QUEM JÁ ATRAVESSOU A RUTA 40.
    CONTUEM E TENHA MUITA SORTE.
    BUENAS RUTAS, MUITAS FELICIDADES, MUITA PAZ, FIQUEM C DEUS
    DINDO

55. DESDE COLOMBIA UN SALUDO DEL HOTEL BARBACOA RIOHACHA LA GUAJIRA RECEPCION DIOS LOS BENDIGA

56. OI ELISEU/GLADIS
    QUERO FAZER UMA VIAGEM NA MINHA MOTO, SERÁ QUE DÁ P TRAZER UM POUQUINHO DESTA GASOLINA P MIM, PAGO O DOBRO, TRAGAM NEM QUE SEJA NO BOLSO. HAHAHAHAHAHA
    ISTO AI GENTE, QUE BOM QUE ESTÁ CORRENDO TUDO BEM, ESTAMOS AQUI ACOMPANHANDO-OS.
    BUENAS RUTAS, MUITA SAUDE, FIQUE C DEUS

57. Eliseu e Gladis !
    Só imagino quanta história e quanta emoção...
    Sigam com Deus.

58. Imagino só o SACRIFICIO!
    Curtam tudo de direito e Sigam com Deus.
    Abraço

59. Quanto sacrifício!!!!!!!Adorei!!!!!!
    Continuem aproveitando
    Abração

60. MEUS AMIGOS, FIQUEI COM "PENINHA" DOS DOIS, MAS ACHO QUE VCS AGUENTAM ESTA DOR DE PASSAR MAIS DOIS DIAS NESTA ILHAS. HAHAHAHAHA, GENTE ESPERO QUE APROVEITEM BASTANTE, POSSAM TOMAR AQUELE VINHO C AS GULOSEIMAS DAI.
    BUENAS RUTAS, MUITAS FELICIDADES, MUITA PAZ E SAUDE. FIQUEM C DEUS.
    DINDO

61. Continuem com este imenso sacrificio, comendo peixe espada, regado a vinho, e c estas paisagens maravilhosas, é p humilhar o velho, quem pode aguentar este sofrimento. hahahahaha.
    Buenas rutas, muita saude, muita paz, fiquem c Deus.

62. OI MEUS AMIGOS
    ESTOU ESPERANDO NOTICIAS, VCS ESTÃO BEM? ESPERO QUE SIM.
    BUENAS RUTAS, MUITA SAUDE, ALEGRIA, PAZ E AMOR, FIQUEM C DEUS.

63. Que viajem em!
    Maravilhosa.
    Bons passeios.
    David

64. Fala Elizeu ,por onde andas, aguardamos noticias e fotos,felicidades,um grande abraço,Zeluiz.

65. É muito bom,mesmo, saber que vocês estão bem.
    Já calculava que o problema do silêncio era a internet.
    Indescritível esta aventura.
    Abraço.

66. OI ELISEU/GLADIS
    QUE BOM RECEBER NOTICIAS DE VCS, E MELHOR SABER QUE ESTÃO BEM, AGORA PEÇO A VCS QUE OBTENHAM O MAIOR N º DE INFORMAÇÕES SOBRE A BR 319, MESMO QUE VCS NÃO VENHAM PELA MESMA. NO MAIS ESTOU C UMA PENINHA DE VCS, COMO PASSAM MAL, DOURADO GRELHADO, PIRARUCU GRELHADO, ETC.
    ASSIM NÃO DÁ É P MATAR O VELHO.HAHAHAHAHA
    ACABO DE ATUALIZAR O ROTEIRO DE VCS, JÁ RODARAM 12395KM
    UM GRANDE ABRAÇO A VCS, BOA VIAGEM, MUITA SAUDE, MUITA PAZ, MUITA ALEGRIA. FIQUEM C DEUS.
    DINDO

67. ONTEM ESTIVEMOS NO ENCONTRO DE JAGUARÃO, ENCONTREI JOÃO E ESPOSA, ESTAVA MUITO BOM, FALAMOS SOBRE TUA VIAGEM. NO MAIS AQUI TUDO BEM, A NÃO SER PELA TRAGEDIA QUE ACONTECEU EM SANTA MARIA, O QUE JÁ DEVES ESTAR SABENDO.
    DINDO

68. Sim! Temos o privilégio de encontrar o DINDO, sempre que tem algum encontro de moto e no encontro de Jaguarão não poderia ser diferente. O dia estava bem agradável, tudo muito calmo e organizado. Revemos velhos amigos e fizemos novas amizades.
    Estamos contentes e felizes pela êxito da viagem de vocês.
    Também muito triste com esta tragédia de Santa Maria.
    Abraço
    Manja

69. Boa sorte na aventura amigos, continuamos acompanhando voces todos os dias.
    Abração

70. ISTO AÍ MEUS AMIGOS, MISERIA POUCA É BOBAGEM, JÁ QUE ESTAMOS NA CHUVA, TEMOS SAUDE, VAMOS BOTAR O BARCO PRA QUEBRAR. O VELHO VAI FICAR TORCENDO POR VCS, AGORA SIM.UMA BOA VIAGEM, MUITA SAUDE, MUITA SORTE, MUITA PAZ, MUITA ALEGRIA E QUE DEUS OS PROTEJA NESTA LONGA EMPREITADA.
    UM AVISO, TEM UM SURTO DE DENGUE NO MATO GROSSO DO SUL. VEJAM AS NOTICIAS DESTA REGIÃO.
    DINDO

71. Olá Eliseu e Gladis, bom dia!
    Estamos em Humaitá, no Hotel Macedônia, aguardando o barco para Manaus, que deverá sair na madruga de amanhã, quinta-feira, dia 31, com chegada prevista para a madruga de sábado, dia 2.
    Boa viagem e desfrutem a viagem.
    Osmar e Terezinha

72. Eliseu, rapaz, agora vi que êh aventureiro MESMO! A BR319 com certeza não êh estrada pra ir de GS ainda mais Adventure e com garupa! Mas... O que manda êh a vontade de ir. O problema êh o barro liso da Amazônia, tombos, não tem ponte, não tem aonde dormir (Torres da embratel a cada 50 km, tem que acampar). Se preparem para o pior! Que Deus os acompanhem! Aqui em Campo Grande, esta havendo um surto de dengue mesmo, mas acho que tem mais perigo na 319! Se forem passar por aqui, faço questão de encontra-los e conhece-los pessoalmente. Abcs!

73. Eliseu, vc fez a coisa certa, indo pra Belém! Deve ter pego o barco em Careiro ou por ali. Não é que NÃO SEJA POSSÍVEL rodar a BR319 de GS, mas tem quer ser na seca, em junho ou julho, e mesmo assim com bastante coragem e disposição para aventura MESMO.
    Um amigo fez de GSA em setembro, e sofreu muito, caiu várias vezes, e até se machucou. A moto é muito pesada, e quando pega aquela argila, o barro liso da Amazonia, simplesmente sai de baixo, não tem como segurar, e a BR319 é praticamente só barro... Um grande abraço e sigam com Deus!

74. Ufa!Ufa!
    Que bom, estamos contentes de vocês esterem bem. Não tinhamos notícias e as histórias da Br 319 nos preocupava.Estavamos torcendo para vocês se encontrarem com o Osmar e a Terezinha, mas encontraram outros companheiros conhecidos. Isto é muito bom. Sigam com Deus.Abraço

75. Nós também estávamos preocupados por saber que a 319 nesta época do ano é um sabão mas acreditávamos que voltariam se não tivessem segurança.
    Aguardamos a chegada de voces....
    Um grande abraço e que Deus continue protegendo voces.

76. Oi Elizeu,que ótimo ter noticias BOAS de voces,fizeste muito bem em voltar,quando comecei a pesquisar a 319,fui aconselhado a por pneus biscoito e despachar o usual para troca após a travesia,um grande abraço,continuem com Deus,Zeluiz.

77. OI ELIZEU/GLADIS
    O VELHO ESTEVE AUSENTE UNS DIAS, AFINAL TAMBEM SOU FILHO DE DEUS E FUI DAR UM BORDEJO POR AÍ.
    GENTE QUE PENA NÃO TER DADO P ATRAVESSAR A 319, MAS AINDA BEM QUE RECONHECERAM ISTO E VOLTARAM. FOLGO EM VER QUE ESTÃO BEM, E FICO NO AGUARDO DA CHEGADA DOS AMIGOS.
    UMA BOA VIAGEM, TUDO DE BOM, FIQUEM COM DEUS.

78. OI ELISEU/GLADIS
    AGORA, COM MAIS TEMPO, ESTIVE VENDO AS FOTOS DA 319, MAS TU FALAS EM CAIR DE MOTO, A GLADIS NÃO CAIU? ESTÁ SEMPRE LIMPINHA, ASSIM NÃO DÁ, QUANDO CHEGAR POR PERTO DERRUBA A MESMA, PARA SUJAR A ROUPINHA. HAHAHAHA.
    ATÉ ITUMBIARA A QUILOMETRAGEM RODADA, COM BARCO BELEM-MANAUS JUNTOS, ESTÁ EM 16749 KM, VAIS PASSAR DOS 18, TRANQUILO. PUXA ISTO É MUITA COISA PRO VELHO. HAHAHAHAHA
    BOA VIAGEM, MUITA SAUDE, MUITA PAZ, FICA C DEUS.

79. OI ELISEU/GLADIS
    ONDE É QUE VCS ESTÃO, ESTOU NO AGUARDO DE NOTICIAS.
    UM BOM RETORNO, TUDO DE BOM, FIQUEM C DEUS.
    DINDO

80. Grande Eliseu e Gladis, li hoje suas aventuras, show de viagem, cheguei a pouco da minha trip até Ushuaia com varias historias e aventuras kkkkk, lembrei muito de vcs.
    Um baita abs e qualquer coisa prende o grito!!!

81. ISTO AÍ GENTE, QUE BOM QUE ESTÃO CHEGANDO, E TUDO CORRENDO BEM. QUANDO CHEGAREM EM PELOTAS, COLOQUEM OS KM E ENSEGUIDA ENVIAREI A TABELA DE TODA VIAGEM P VCS. ATÉ O MOMENTO O TOTAL RODADO COM BARCA E TUDO É DE
    18.154 KM.
    VELHÃO DEVAGAR SE CHEGA LÁ, ESTAMOS ESPERANDO VCS.
    UM ABRAÇÃO, MUITA SAUDE, MUITA PAZ, FIQUEM C DEUS.
    DINDO

82. Este comentário foi removido pelo autor.

83. Estamos felizes pelo êxito da aventura e pelo retorno, ansiosos pelas historias. Abraço

84. VALEU ELISEU/GLADIS
    ACOMPANHEI DIARIAMENTE A VIAGEM DE VCS, SEI O QUANTO FOI PRAZEIROZO, E FICO FELIZ POR VCS TEREM CHEGADO BEM.
    O TOTAL DE KM RODADOS, INCLUINDO A BARCA, FOI DE 18728 KM.
    ISTO É MUITA ESTRADA. ESTOU ENVIANDO EMAIL COMPLETO DA VIAGEM C KM DIARIOS RODADOS, BASEADO NOS TEUS RELATOS.
    UM ABRAÇÃO AOS AMIGOS, FIQUEM C DEUS.
    ESTOU AGUARDANDO A PRÓXIMA.
    DINDO

85. Parabéns amigos Eliseu e Gladys pela viagem sensasional e pelo belo relato. Com certeza, quando chegar a hora de eu fazer este roteiro,que é um antigo sonho meu, vou pegar dicas valiosas com vcs.

Gil, Simone e João Gabriel.